Internacional Titulo
Duplo atentado deixa 15 mortos em em Bagdá
Por Fabrício Migues
Do Diário do Grande ABC
27/01/2007 | 17:37
Compartilhar notícia


Quinze pessoas morreram e outras 55 ficaram feridas neste sábado devido a um duplo ataque suicida em Bagdá, capital do Iraque. Informações dão conta que dois carros-bombas explodiram com alguns minutos de diferença perto de um mercado em uma das ruas mais movimentadas da cidade

Testemunhas afirmaram que após a explosão do primeiro veículo, muitas pessoas correram para socorrer os feridos. Então, a segunda detonação aconteceu justamente no momento em que as pessoas já estavam no local prestando ajuda.

Esse foi o pior ataque de uma série que aconteceu no Iraque neste sábado. Uma pessoa morreu e outras 16 foram feridas num atentado na parte oeste da cidade. Fontes informam ainda que 40 corpos foram achados espalhados em vários locais da capital

Já na sexta-feira (26), 15 pessoas morreram num ataque ao popular mercado de Ghazel, onde são negociados macacos, gatos e cachorros. Os serviços de segurança do país informaram que, no total, mais de 150 já morreram em ataques suicidas.

A onda de violência que tomou conta do Iraque nesses últimos dias chegou no momento em que as autoridades iraquianas e o exército americano se preparam para lançar um novo plano para conter as brutalidades na capital, mobilizando mais de 85 mil homens para esta operação.

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), mais de 16,8 mil civis foram mortos em Bagdá em atentados no ano passado.

Reação - O Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, está encontrando forte oposição no congresso nacional em mandar tropas adicionais para território iraquiano. Seriam enviados mais 21,5 mil soldados com o objetivo de proteger o povo iraquiano e ajudar os militares americanos que estão por lá. O senado, por exemplo, estuda alternativas para mostrar sua posição contrária à decisão do presidente.

Aliás, a contrariação em enviar militares americanos parece estar tomando grande proporção entre a população. Milhares de pessoas se reuniram neste sábado em Washington em uma manifestação para pressionar o congresso para usar seu poder e não liberar o dinheiro para financiar a guerra.

No entanto, Bush parece não ligar para as ameaças. Ele deixou claro nesta semana que irá ignorar qualquer tentativa do congresso em questionar sua decisão de enviar soldados para o Iraque.

Ainda neste sábado, o ministro de relações exteriores da Russia, Sergei Lavrov, disse que vai pedir explicações para o presidente americado, durante visita a Washington na próxima semana, sobre a decisão de enviar mais soldados para o Iraque. Os russos estão preocupados com o crescimento de presença militar dos Estados Unidos no Oriente Médio. (Com Agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;