Setecidades Titulo Jardim Sto.André e Parque Erasmo
Equipamentos da Educação são alvo de vandalismo durante as férias

Unidades foram invadidas na madrugada; Prefeitura estuda medidas de segurança

Marcelo Argachoy
Especial para o Diário
08/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DAGBC


Pelo menos dois equipamentos da Educação de Santo André foram alvo de vândalos durante a madrugada desde o fim do ano. Criminosos aproveitaram o período de férias escolares para invadir as unidades e depredar parte dos prédios, como janelas e portas, pichar as paredes e furtar objetos.

O Cesa (Centro Educacional de Santo André) Parque Erasmo foi um dos que começaram o ano com problemas. Por lá, houve roubo de materiais, quebra de vidros e de grades de proteção, além da danificação da guarita do local e de pichações no interior da unidade.

Já a Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Cora Coralina, localizada no Jardim Santo André, funcionários relataram à equipe do Diário ter encontrado cenário de destruição, com portas e vidros quebrados, papel jogado no chão, pias entupidas, pichações, além de equipamentos furtados, como projetores.

Um funcionário da unidade de ensino, que preferiu não se identificar, declarou que as invasões se tornaram mais frequentes após o fim da presença da GCM (Guarda Civil Municipal) no entorno da unidade. “Com o corte de gastos, passaram a dar prioridade a outros locais da cidade, e quando (os criminosos) viram que não havia policiamento, começaram a invadir em feriados prolongados e fins de semana.”

A unidade já teve portas e janelas substituídas. Além disso, os funcionários, que estavam de recesso, agora trabalham para limpar a sujeira causada pelos vândalos. “Já jogaram tinta na caixa-d’água, entraram na (sala de) informática e quebraram os monitores, entraram na sala da xerox, quebraram umas dez vezes a porta de vidro. Eles escondem material escolar, arremessam cadeiras e vão embora”, contou outro funcionário. “Também é comum que eles murchem os pneus dos carros dos professores”, completou.

A Secretaria de Educação do município informou, por meio de nota, que também houve furto de materiais de limpeza, que já foram repostos, na unidade do Jardim Santo André.

A Pasta destacou ainda que já está providenciando a reparação dos danos e estuda a realização de ações no sentido de coibir novas invasões e depredações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;