Economia Titulo
Consumidores mantêm expectativa favorável
08/08/2010 | 07:14
Compartilhar notícia


Apesar do desaquecimento da economia no segundo trimestre deste ano, a população brasileira mantém os planos de continuar indo às compras. Em julho, o Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor) medido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) cresceu pelo terceiro mês consecutivo e chegou a 116,8 pontos.

Em comparação a junho, o indicador que avalia o sentimento do consumidor em relação aos fatores que influenciam sua disposição para adquirir novos bens e serviços aumentou 1,8%.

Segundo a entidade, a pontuação alcançada em julho foi a segunda maior da série histórica do Inec, atrás apenas da obtida em dezembro do ano passado, quando o índice chegou a 117,2 pontos. "Embora a indústria tenha diminuído o ritmo de expansão da produção nos últimos meses, os consumidores costumam enxergar o cenário econômico de modo diferente do empresariado", avaliou o economista da CNI, Marcelo Azevedo.

De fato, o crescimento do Inec em julho na comparação com o mês anterior foi causado pela expansão de quase todas as variáveis que compõem o indicador. Os consumidores entrevistados se mostraram mais otimistas em relação à inflação, cuja pontuação evoluiu 1,3%, além de estarem mais satisfeitos com a sua situação financeira, com melhora de 0,8%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;