Internacional Titulo
Segundo ex-funcionária, CIA mentiu ao dizer que não torturava presos
Por Da AFP
14/05/2006 | 17:32
Compartilhar notícia


A Agência Central de Inteligência (CIA) mentiu para o Congresso americano a respeito de torturas infligidas aos presos durante interrogatórios no exterior, informou neste domingo o jornal The Washington Post, que cita uma funcionária da agência demitida em abril.

Um alto funcionário da CIA garantiu em uma reunião com membros do Senado, em junho de 2005, que a agência não violou nem tentou violar o direito internacional que proíbe tratamentos degradantes, desumanos ou cruéis aos presos.

No entanto, Mary McCarthy, que trabalhou no escritório do inspetor geral da CIA e investigava as acusações de que a agência teria praticado torturas no Iraque e Afeganistão, afirmou que "a CIA mentiu" durante esta reunião no Senado, não só porque -segundo ela- conduziu interrogatórios abusivos, mas principalmente porque a política da agência autorizava tais tratamentos.

A funcionária da CIA foi demitida em abril sob a alegação de ter revelado à imprensa informações confidenciais sobre as prisões da agência na Europa, mas sempre negou ser a fonte de tais informações



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;