Nacional Titulo
Diabete não é controlada por 75% dos brasileiros
25/07/2004 | 07:03
Compartilhar notícia


A incidência da diabete na população brasileira está próxima de 10%, número que cresce acompanhando a tendência dos hábitos de vida poucos saudáveis. As complicações deste mal, como a retinopatia diabética (cegueira), também estão em níveis elevados e não pela falta de diagnóstico, mas pela falta de controle da doença.

Uma pesquisa inédita, conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz, da Bahia, em parceria com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e com a SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), apontou que 75% das pessoas têm controle da glicemia inadequado.

A Pesquisa Nacional Sobre Diabete: Grau de Controle Glicêmico e Complicações avaliou 6,7 mil pessoas em 10 cidades brasileiras e contou com o apoio do laboratório Pfizer. Participaram do levantamento pacientes entre 18 e 98 anos, sendo 34% homens e 66% mulheres. Do total, 15% tinham diabete do tipo 1 e 85% do tipo 2 (o de maior incidência). O controle inadequado atinge 90% dos doentes com a do tipo 1.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;