Esportes Titulo Solidariedade
Ribeirão Pires corre por Isabela

Prova vai arrecadar fundos para tratamento
de garota portadora de paralisia cerebral

Anderson Fattori
23/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC:


No domingo, dia 30, 1.800 pessoas vão disputar corrida pedestre diferente em Ribeirão Pires. Mais do que registrar bons tempos e sociabilizar, os participantes aceitaram o desafio de acordar cedo e ir às ruas para prestar solidariedade à pequena moradora da cidade. Isabela Sueiro, 7 anos, tem paralisia cerebral que acomete a área motora, e o dinheiro arrecadado com a prova será revertido ao tratamento médico da garota.

Denominada Asas Para Isabela, a corrida será realizada pelo segundo ano seguido. A primeira edição, que também foi um sucesso e teve todas as vagas disponíveis preenchidas, permitiu aos pais da menina realizar o tratamento Cuevas Medek Exercises, no Chile, com o doutor Ramon Cuevas, criador da técnica. Isabela, que é submetida ao método desde os 3 anos, reage bem e hoje já não precisa de cadeira de rodas, andador ou muletas para caminhar.

“Com o dinheiro que conseguimos na primeira prova custeamos oito semanas de tratamento no Chile e também pudemos submeter a Isabela a cirurgia com especialista na Espanha, que corrigiu a posição da perninha direita. Agora, com a segunda prova, queremos levá-la para mais três semanas de tratamento em janeiro. O custo da parte médica e da hospedagem é de US$ 7.500 (cerca de R$ 23 mil)”, explica a mãe, Vanessa Sueiro.

A família ainda não contabilizou quanto arrecadou com a prova deste ano, mas Vanessa tem certeza que será possível cumprir o ciclo previsto para janeiro. A ideia é que Isabela vá ao Chile a cada três meses para dar sequência ao tratamento. Além da corrida, a família tem arrecadado doações espontâneas, vendido produtos personalizados e feito rifas com amigos e com a comunidade.

Isabela nasceu saudável, mas com uma semana de vida entrou em choque cardíaco e foi parar na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com diagnóstico de malformação cardíaca congênita. Desde que foi descoberta a paralisia cerebral, com oito meses de vida, a garota faz fisioterapia e tratamentos complementares para sua evolução. Hoje, ela encara com facilidade trechos planos e frequenta a escola normalmente.

As inscrições para a prova do dia 30 estão encerradas porque o limite foi atingido. Mas quem quiser ainda consegue participar como voluntário na distribuição de kits ou atuando como staff no dia da disputa. Para participar basta preencher formulário virtual no endereço lvxnet.com.br/asasparaisabela/voluntarios.

A prova terá largada às 9h, no Completo Ayrton Senna, localizado à Avenida Valdirio Prisco, 193, Centro de Ribeirão Pires. Serão disputados dois trajetos: caminhada de 2,5 quilômetros, que terá presença de Isabela, e corrida de seis quilômetros.   




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;