Cultura & Lazer Titulo
Juliana Baroni: de volta à infância de paquita
Por Márcio Maio
Da TV Press
11/01/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Juliana Baroni usou sua própria história para compor Sofia, a bailarina sonhadora que interpreta em Dance Dance Dance. A atriz cresceu em Limeira, no interior de São Paulo, idealizando uma carreira artística. E realizou seu desejo quando foi escolhida entre milhares de crianças em uma seleção para paquita. De uma hora para outra, se mudou para o Rio e começou a dançar, cantar e atuar nos filmes da apresentadora Xuxa.

Agora, na pele de uma menina que só pensa em se tornar uma dançarina de sucesso, Juliana relembra, diariamente, sua trajetória. “É inevitável recordar minha infância e adolescência nas cenas que gravo”, confessa.

Essas semelhanças fizeram Juliana adotar uma técnica bem diferente da que usou em seu último trabalho na TV. Depois de viver a pin-up Míriam em O Profeta, a atriz percebeu que era a hora de deixar a sensualidade de lado e investir em uma interpretação mais delicada, que chega a ganhar ares de conto de fadas.

“Estou me livrando de vários exercícios que aprendi e que usei no teatro e em outras tramas. Mas tento ser mais realista”, conta.

SAPATILHAS - Apesar dos cinco anos que passou trabalhando no Show da Xuxa, Juliana assume que uma de suas maiores dificuldades em Dance Dance Dance são os passos de dança. Isso porque Sofia é uma bailarina e Juliana nunca precisou fazer aulas de balé como paquita.

“O pior é que, mesmo com os outros ritmos aparecendo, a maior parte das minhas cenas no início eram com balé”, brinca a atriz, que chegou a contar com a ajuda de uma dublê. Mas segundo Juliana, só para as cenas em que a personagem se equilibrava na ponta dos pés.

A atriz ainda fez aulas de russo para compor Sofia, já que ela é descendente de russos e costuma soltar algumas frases no idioma em momentos de tensão e tristeza.

SOTAQUE FORTE - De volta a São Paulo, pela primeira vez Juliana não precisa disfarçar seu sotaque na hora de trabalhar como atriz. Como Sofia nasceu no Interior e se muda para São Paulo, o jeito de falar da personagem passa pelas mesmas transformações que o de Juliana, quando se mudou para o Rio, aos 12 anos de idade. E ainda hoje, quando se solta um pouco, Juliana se pega falando como a menina de Limeira que ela nunca deixou de ser. “Tento me controlar nas entrevistas, ainda mais para a TV. Mas tenho sotaque forte”, diverte-se.

POTENCIAL - Desde que assinou com a Band, Juliana conta que já se cansou de ouvir as pessoas perguntando porque largou a chance de conquistar outro personagem na Globo.

A atriz, que sempre foi contratada por obra, teve dois motivos para se sentir segura. Primeiro, porque acredita que sua atuação em O Profeta mostrou um potencial que alguns profissionais da teledramaturgia ainda não conheciam.

E, segundo, porque assim que seu contrato acabar deve estar em algum projeto do autor e ator Miguel Falabella. Juliana conta, inclusive, que um dos motivos que a fez aceitar a proposta da Band foi o conselho do colega. “Ele disse que a hora era boa e que eu deveria tentar. Afinal, uma protagonista é sempre bem-vinda”, diz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;