Cultura & Lazer Titulo
'Fotografia no Cinema Nacional' estréia em Sao Bernardo
Alessandro Soares
Da Redaçao
08/10/2000 | 18:04
Compartilhar notícia


Estréia esta segunda em Sao Bernardo o ciclo Fotografia no Cinema Brasileiro, evento que reúne produçoes recentes de profissionais de direçao fotográfica. O início é com o filme Hans Staden, de Luiz Alberto Pereira, mas o destaque fica por conta de Estorvo, de Ruy Guerra, que será exibido na próxima segunda-feira (dia 16).

O evento é promovido pela Secretaria de Educaçao e Cultura em parceria com a Universidade Metodista do Estado de Sao Paulo. As sessoes acontecem sempre às 21h30, com entrada franca, no Teatro Lauro Gomes (r. Helena Jacquey, 171. Tel.: 4368-3483).

O trabalho de Marcelo Durst em Estorvo é o mais significativo entre os filmes apresentados, mesmo tendo atuado também na direçao de fotografia de Açao Entre Amigos (23) e Os Matadores (31). O profissional criou uma perspectiva original para reinterpretar o imaginário existencial do romance de Chico Buarque, traduzido por Ruy Guerra para a tela grande. Uma obra autoral à parte que, no entanto, casa perfeitamente com a intençao visceral do diretor em mostrar o personagem Eu acossado, kafkiano, solitário e ingênuo. Durst será atraçao também no dia 16, com uma palestra no auditório Iota, da Metodista.

Hans Staden traz o colorido indígena dos primeiros anos da colonizaçao do Brasil, com fotografia de Uli Burtin. A história se baseia no relato do aventureiro alemao, personagem-título interpretado por Carlos Evelyn, capturado no Brasil pelos tupinambás em 1550, que escapou de ser devorado na aldeia de Ubatuba. Sua crônica de sobrevivente foi publicada primeiro em 1557, mas sua história ficou longe dos livros escolares. Um filme sem momentos de tensao e, por vezes, tedioso.

Açao Entre Amigos, segundo filme de Beto Brant, será exibido no dia 23. O diretor conquistou seu lugar junto aos nomes mais promissores entre os novos realizadores brasileiros com sua estréia em Os Matadores, um dos melhores filmes nacionais rodados em 1997, que será exibido no dia 31. Neste, o diretor mostra uma narrativa que mistura tensao, violência e açao.

Do submundo dos matadores de aluguel, Brant voltou ao passado recente em Açao Entre Amigos para resgatar a história de um grupo que participou ativamente dos movimentos populares contra a ditadura militar no Brasil. Presos e torturados, eles voltam a se encontrar anos depois, para arquitetar uma estratégia de vingança contra seus carrascos. Usando o cenário político como pano de fundo, Brant enfatiza o drama vivido pelos personagens, pessoas que tiveram suas vidas marcadas por traumas físicos e psicológicos. Já em Os Matadores, vencedor do Kikito de melhor direçao e o Prêmio da Crítica no Festival de Gramado, todos os personagens sao maus, ambiciosos e carismáticos. Estrelado por Chico Diaz, Murilo Benício, Wolney de Assis, Adriano Stuart e Maria Padilha, o filme é uma adaptaçao do conto de Marçal de Aquino.

Na trama, dois pistoleiros passam a madrugada numa mesa de bar na fronteira entre Brasil e Paraguai à espera da vítima. Conversando entre eles, Alfredao (Assis) conta ao novato Toninho (Benício) a sua experiência ao lado de um dos maiores matadores da regiao: Múcio (Diaz). Os dois discutem sobre a habilidade do bandido que morreu misteriosamente, até aparecer o estopim da história: Helena (Maria Padilha), casada com o chefe dos matadores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;