Esportes Titulo
Craques e velhos ídolos desfilam a partir de hoje no ‘Paulistão de luxo’
Por Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
16/01/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


O Paulistão 2008 promete equilíbrio de forças como há muito não se via. Isso porque as 20 equipes que disputam o torneio, principalmente os grandes clubes, se reforçaram para colocar na vitrine do mais importante torneio regional do País nomes acostumados a sacudir torcidas por onde passam, o que transformou a competição em um Paulistão de luxo.

Assim, ao contrário das edições anteriores, o campeonato – começa hoje e se estende até 4 de maio – promete disputas acirradas, o que deve atrair um número maior de torcedores aos estádios.

O São Paulo, atual campeão brasileiro, foi o que menos investiu. Manteve a base de 2007 e reforçou-se com o atacante Adriano (emprestado sem custos pela Inter de Milão por seis meses), os ex-botafoguenses Joílson e Juninho, e Fábio Santos, que estava no Lyon (França). além de estar perto de anunciar o meia Carlos Alberto, ex-Corinthians. O time comandado por Muricy Ramalho é, teoricamente, o mais forte candidato ao título.

Já o Timão montou um time inteiro. Trouxe 13 jogadores, entre os quais sua maior aposta, o uruguaio Acosta, que em 2007 marcou 19 gols pelo Náutico.

O Santos, atual campeão, também mudou pouco. Contratou apenas o zagueiro Betão (ex-Corinthians) e o volante Marcinho Guerreiro, que estava na Ucrânia. O Palmeiras aposta em Alex Mineiro e Valdívia para quebrar jejum de 11 anos.

TÉCNICOS

Por trás dos astros estarão os mais badalados treinadores do País. Muricy Ramalho no comando do São Paulo, Vanderlei Luxemburgo trocou o Santos pelo Palmeiras e abriu a vaga para Émerson Leão. O Timão trouxe Mano Menezes. Este último deixou o Grêmio e assumiu o Alvinegro em dezembro após o rebaixamento da equipe no Brasileiro.

Com tamanho investimento, os grandes do Estado parecem dispostos a deixar os pequenos de fora da festa. No ano passado, São Caetano e Bragantino deram trabalho e chegaram entre os quatro semifinalistas, mas o caneco ficou com o Santos.

Porém, como já ocorreu em anos anteriores, os clubes de menor expressão prometem beliscar uma fatia do bolo. Para isso, também apostaram na experiência de jogadores acostumados a ganhar títulos.

PEQUENOS

A Portuguesa – campeã da Série A-2 – se reforçou com o meia Ramón (ex-Grêmio), o lateral-direito Zé Maria (ídolo do time na década passada e que estava no Sheffield United, da Segunda Divisão inglesa) e o atacante Christian, que disputou o Brasileirão pelo Internacional.

O Juventus, por sua vez, aposta em Vampeta e Fernando Diniz, dois ex-corintianos, além de Dedimar, ex-Santo André e São Caetano. O Barueri, no volante Amaral (ex-Palmeiras) e no zagueiro Ávalos (ex- Santos) e o Paulista, em Rodrigo Fabri, que se destacou na Portuguesa no início de carreira.

O São Caetano, vice-campeão em 2007, mexeu pouco e aposta na base que foi mantida para entrar na briga.

Santos e Portuguesa fazem o jogo de abertura às 21h45, no Morumbi. A rodada terá mais quatro jogos hoje e outros cinco amanhã.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;