Memória Titulo
A noite da cidadania de Natel e dona Zilda
Ademir Medici
29/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Quantas pessoas receberam o título de Cidadão de São Caetano desde a instalação do Município, em 1949? Teria a Câmara Municipal um levantamento? Sabemos que alguns títulos foram outorgados, mas não entregues. Um deles ao animador de TV, Silvio Santos. Mas a noite de 26-7-1974 foi especial.

Dois títulos foram entregues, em solenidade realizada no Teatro Paulo Machado de Carvalho. Receberam os pergaminhos o governador Laudo Natel e sua esposa, dona Zilda Natel, numa festa que reuniu, na mesa principal, todos os prefeitos do Grande ABC, além de deputados - entre eles o presidente da Assembleia Legislativa, Salvador Julianelli - o vice-prefeito de São Caetano, professor Argemiro de Barros, vereadores e secretários.

PREFEITOS EM PESO

Oficialmente, a entrega dos títulos foi em agradecimento pelos serviços prestados por Natel e dona Zilda, à cidade e ao Estado. Mas o mais importante é que governador e primeira-dama estadual esbanjaram simpatia e simplicidade, chegando no horário, sorrindo sempre - como mostram as fotos tiradas pelo repórter-fotográfico Antonio Carvalho, o Toninho, mineiro que hoje atua na imprensa do seu Estado natal.

Era presidente da Câmara de São Caetano o vereador Sebastião Laureano. E os prefeitos: Walter Braido (São Caetano), acompanhado da esposa dona Maria Braido; Antonio Pezzolo (Santo André); Geraldo Faria Rodrigues (São Bernardo); Ricardo Putz (Diadema); Amaury Fioravante (Mauá), Valdírio Prisco (Ribeirão Pires) e Irineia José Midoli (Rio Grande da Serra).

GOVERNADOR CAIPIRA

Laudo Natel gostava – e gosta – do termo caipira, ele que nasceu em São Manoel (SP). Aos 95 anos – fará 96 em setembro – Natel foi bancário do Banco Noroeste, participou do Bradesco como fundador, veio para São Paulo e revelou-se são-paulino histórico nos heróicos tempos da construção do estádio do Morumbi.

Como administrador bancário e governador, gostava de fazer visitas sem hora marcada. De repente chegava numa cidade e pedia pelo prefeito. Queria saber como as coisas andavam. Tudo muito simples, ele e o motorista.

Há uma história de Natel em São Caetano das mais deliciosas, narrada pelo economista e historiador Narciso Ferrari. Natel chega ao Restaurante Tarantela e espera pelo prefeito Braido. Giro Striani o apresenta a Narciso, que não perde tempo e oferece a venda de um título do São Caetano EC ao visitante.

Natel pega a papelada e diz que vai comprar. Guarda no bolso. Narciso pensa lá com seus botões: “é mais uma desculpa de político”.

Dias depois, a surpresa: o gerente do Bradesco em São Caetano procura Narciso Ferrari: “Tem um cheque de 50 mil para o clube”.

Era um cheque pessoal de Laudo Natel, associando-se ao São Caetano, título a que tem direito até hoje, certamente como os pergaminhos seu e de dona Zilda recebidos naquela noite festiva de 1974 no Paulo Machado de Carvalho.

Em 29 de julho de...

1846 – A princesa Isabel, filha de Dom Pedro II, nasce no Rio de Janeiro.

1891 – Nasce, em São Bernardo, Giovanni Saccilotto, o Joanin, carvoeiro, carroceiro e motorista de caminhão da Linha Jurubatuba, hoje Bairro Assunção.

NOTA – Quando a Via Anchieta foi construída, até de brincadeira, os de então diziam que o viaduto do quilômetro 22,5 só foi construído para a passagem do caminhãozinho do Joanin - além de tudo tesoureiro dos leilões nas quermesses do Assunção.

1916 – A guerra. Do noticiário do Estadão: o comandante do navio inglês ‘Brussels’ fuzilado pelos alemães.

1966 – Incêndio destrói, em São Paulo, as instalações da TV Record.

1976 – Supermercados Olympia inauguram hoje a quinta loja em Santo André, na Rua Marina (prédio do antigo Cine Campestre).

Diário há 30 anos

Terça-feira, 29 de julho de 1986 - ano 29, edição 6197

MANCHETE – Sarney (José, presidente do Brasil) e Alfonsin (Raul, presidente da Argentina) firmam acordos econômicos em Buenos Aires.

ESTADO – Regulamentada a Loteria da Habitação, para mais recursos aos 582 municípios.

FILAS – Falta de leite afeta venda de pão.

SÃO CAETANO – Missa solene na Matriz Velha pelos 109 anos da chegada dos imigrantes italianos. Celebrante: padre David Vantroba.

PRIMEIRA DIVISÃO – Em Araraquara: Ferroviária 0, EC Santo André 0.

TERCEIRA DIVISÃO – Palestra, de São Bernardo, estréia com vitória de 1 a 0 sobre o Embu-Guaçu, no estádio de Ferrazópolis, gol do juvenil Louro. Era o retorno palestrino ao futebol profissional, 36 anos depois...

Feliz, comentava o dirigente Cyro Cassettari: “o romantismo voltou”.

Romão Gomes

“Como é possível conseguir de uma tropa que conserve sempre o espírito ofensivo dos primeiros dias, ou melhor, a eficiência cada dia mais aumentada? Muito fácil. deve o chefe: alimentar os homens, fazer-lhes justiça, conduzi-los. O que tudo se pode resumir nesta expressão: comandar a tropa!”

Cf. Romão Gomes, 1933, citado por Tiago Rodrigues Peggau e Silva, no livro “Para sempre 32” (Editora Matarazzo)

Santos do Dia

“Marta” em aramaico significa “senhora”. Era a irmã de Maria e de Lázaro. Por várias vezes Jesus hospedou-se em sua casa. É considerada a patrona das cozinheiras e das donas de casa.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Beatriz de Roma

Olavo

Município Paulista

Aniversaria Porto Ferreira, fundado nesta data, em 1896, quando se separa de Pirassununga.

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários neste dia 29 de julho: Caiapônia (GO), Campos Sales (CE), Canindé (CE), Concórdia (SC), Cruz das Almas (BA), Jaraguá (GO), Macaé (RJ), Nova Palma (RS), Paranaguá (PR), Pojuca (BA), São Felix do Piauí (PI) e Vieirópolis (PB).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;