Setecidades Titulo Santo André
Ocupação em terreno tem mais adesão

Novas famílias chegaram à área ontem; reunião com a Prefeitura acontece hoje, às 14h

Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
11/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Mais 100 famílias se juntaram às 1.000 que ocupam área localizada no Jardim Alvorada, em Santo André, segundo estimativa da coordenadora regional de comunicação do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), Lisandra Pinheiro. “Desde que ocupamos o espaço (por volta da meia-noite de sábado), fazemos duas assembleias por dia, para dividirmos as tarefas e posicionarmos o pessoal.”

O terreno é 90% público e nos 10% restantes passam linhas de transmissão de concessionária de energia elétrica. Está agendada para hoje, às 14h, reunião de comissão do movimento com representantes da Secretaria de Habitação, para a discussão de propostas.

A área tem cerca de 15 mil metros quadrados e abriga barracas de moradores da região, sendo a maioria de Santo André. “Essas famílias que estão aqui se encontram em situação precária, ou são desempregados que não têm condições de pagar aluguel. Outras ainda estão cadastradas em programas de habitação da Prefeitura há anos e nunca foram contempladas”, explica o advogado do movimento, Felipe Vono.

Segundo ele, como a ocupação já está consolidada, a Prefeitura não pode obrigá-los a sair da área. “Para isso, é preciso uma ordem judicial. Estamos pacíficos e não oferecemos riscos aos moradores vizinhos.”

Uma cozinha improvisada no local serve como apoio. Banheiros ecológicos também foram feitos. “Não estamos danificando o terreno, que já estava descampado. Temos ciência de que é uma atitude provisória para resolvermos os problemas dessas famílias”, disse o advogado.

A GCM (Guarda Civil Municipal) continua no local, fazendo monitoramento para evitar a expansão da ocupação. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;