Esportes Titulo
Guga 'sobrevive' à 1ª rodada do US Open
Eduardo Merli
Do Diário do Grande ABC
30/08/2001 | 01:01
Compartilhar notícia


Todos esperavam uma partida fácil, rápida, mas a estréia de Gustavo Kuerten no US Open foi tensa. Somente depois de 2h20, o brasileiro eliminou o checo Daniel Vacek (número 761 do ranking mundial) por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 6/4, 3/6 e 7/5.

Após o último lance do jogo – uma bola fora do checo –, Guga respirou fundo, parecia aliviado. "Foi uma vitória apertada no fim, mas sobrevivi. No ano passado perdi na primeira rodada, isso me deixou um pouco nervoso durante o jogo", disse Guga. "Estou muito feliz por estar aqui. Foi ótima esta vitória para me acostumar com o torneio".

Guga enfrenta na segunda rodada o dinamarquês Kristian Pless. Tenista número 91º do ranking mundial e melhor tenista de seu país, Pless foi semifinalista do Torneio de Chennai, no início do ano, e chegou às oitavas-de-final do Torneio de Indianápolis, em que derrotou o francês Cedric Pioline e o romeno Andrei Pavel. "Será um bom adversário", afirmou Guga.

Correria – A partida desta quarta parecia nervosa antes mesmo de começar. Guga acordou cedo e fez seu treino por volta do meio-dia. De repente, ele teve de correr para a quadra central porque os dois jogos anteriores acabaram mais cedo do que o previsto. Após fechar o primeiro set por 6/4 com certa dificuldade, Guga obteve a quebra no segundo set logo no terceiro game e só teve de confirmar os seus serviços para fechar em um novo 6/4.

Daí para frente, Vacek, pressionado, não teve outra opção, a não ser arriscar mais. E foi isso que ele fez. Com belos saques e uma movimentação muito boa dentro da quadra, o checo se manteve à frente da partida até o oitavo game, quando quebrou o saque de Guga e fez 5/3. Em vantagem, Vacek não deu espaço para a reação do brasileiro e com uma bola paralela no fundo, fechou o set.

O quarto set foi o mais disputado da partida. Os dois tenistas não obtiveram a quebra de saque até o 11º game. Guga quase teve a oportunidade para derrubar o saque do rival quando tinha 4/3 a seu favor. Fez 40 a 40, mas perdeu a chance de definir em várias vantagens. A partida foi a 6/5 e o brasileiro finalmente quebrou o saque do checo e encerrou uma maratona na quadra em uma bola fora de Vacek.

André Sá – O brasileiro André Sá foi eliminado nesta quarta-feira na chave de duplas do Aberto dos Estados Unidos logo na primeira rodada. Ao lado do espanhol Germán Puentes, ele perdeu por 2 sets a 1 (6/4, 4/6 e 6/3) para a dupla norte-americana Jeff Morrinson e Mardy Fish. Sá continua vivo na chave de simples. Nesta quinta, ele enfrenta o norte-americano Pete Sampras pela segunda rodada, às 21h30.

Jaime Oncins, que disputa as duplas ao lado do argentino Daniel Orsanic, enfrenta a dupla formada pelo australiano Sando Stolle e o bielo-russo Max Mirnyi às, 15h30.

Após passar pelo torneio qualificatório de duplas, a carioca Joana Cortez – número um do Brasil na simples – perdeu, ao lado da espanhola Gisela Riera, em sua estréia para a dupla formada pela norte-americana Lisa Raymond e a australiana Rennae Stubbs por 6/1 e 6/0.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;