D+ Titulo
Pão nosso de cada dia
Por Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
07/09/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


Quanto mais quentinho melhor. Não há quem resista passar em frente a uma padaria e sentir o cheiro de pão feito na hora. Mas, melhor do que comprar pronto, é preparar uma receita caseira. Basta saber o ponto certo da massa e alguns outros truques que deixam a iguaria uma delícia, para dar água na boca em qualquer mortal.

Comece pela escolha dos ingredientes. Segundo o padeiro da Padaria Kennedy, em São Bernardo, Robison Souza Santos, a temperatura dos produtos não pode estar acima da ambiente: 26°C.

O profissional, que herdou o gosto pela iguaria do pai que também era padeiro, diz que os produtos não devem estar gelados porque atrapalha a fermentação do pão. "Mas, se o dia estiver muito quente, o que acelera o processo de crescimento, é recomendado usar água gelada na massa", acrescenta.

Para saber se a consistência da massa está boa, o profissional explica que ela tem de ser sovada até ficar no chamado ponto de véu: mesmo fininha não quebra.

"No caso do pão francês, depois de achar o ponto, ela tem de descansar de três a quatro horas. A massa caseira é uma hora ou até ficar o dobro do tamanho", recomenda.

Já o gerente comercial da padaria Brasileira, de Santo André, Ricardo Afonso, acrescenta outra dica. "O açúcar é que dá coloração ao pão. Se a intenção é que a massa fique corada, é só colocar uma maior quantidade dele."

FOFINHO - Para deixar o pão com um aspecto de feito na hora e fofinho, Afonso diz que a umidade tem de ser mantida. Para isso, ele recomenda que depois de pronto, o produto seja guardado na geladeira. "Assim que quiser consumir, é só esquentar que o pão vai manter a crocância que apresenta na padaria", finaliza.

HISTÓRIA - Os primeiros registros da receita de pão são datados há cerca de 12 mil anos na Pérsia. Nesta época, eles eram preparados com uma mistura de vários tipos de grãos moídos e água, tudo cozido sobre pedra quente. Embora fossem secos e duros, eram muito nutritivos. Mas foi na mão dos egípcios, no novo Império (1567 a 1085 a.C.), que a panificação recebeu um grande impulso, com mais de 40 variedades de pão. Foram eles que criaram o processo de fermentação, que deixou o produto mais macio e saboroso. As escolas de padeiro começaram a surgir a partir dos anos 1950.

RECEITAS

Pãezinhos de Moranga
(Sabores da Cozinha Saudável)
Rendimento: 12 unidades
Tempo de preparo: 40 minutos
Grau de dificuldade: Médio
Microondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina; 2 colheres (sopa) de açúcar; 1 ovo; 1/2 xícara (chá) de purê de moranga; 1/2 xícara (chá) de leite; 2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada.
Modo de preparo: Preaqueça o forno à temperatura de 180°C e unte ligeiramente uma assadeira. Bata a manteiga ou margarina com o açúcar até obter um creme, junte o ovo e a moranga. Bata bem. Adicione alternadamente o leite e a farinha para formar uma massa tenra. Se ela ficar muito seca, adicione mais leite. Amasse levemente sobre uma superfície enfarinhada. Abra a massa até ficar com 2 cm de espessura. Corte no formato que desejar. Arrume sobre a assadeira e asse por 15 a 20 minutos.

Pãezinhos
(Sabores da Cozinha Saudável)
Rendimento: 15 unidades
Tempo de preparo: 2 horas
Grau de dificuldade: Médio
Microondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 2 tabletes (15 g) de fermento biológico; 4 xícaras (chá) de farinha de trigo; 300 ml de água morna; 1 tablete de 25 mg de ácido ascórbico socado; 2 colheres (sopa) de margarina; 1 colher (sopa) de açúcar; 2 colheres (sopa) de leite em pó.
Modo de preparo: Esfarele o fermento numa tigelinha. Junte 1 colher de sopa de farinha e 100 ml de água morna. Peneire a farinha e junte o ácido ascórbico. Raspe a manteiga e junte-a à mistura de farinha e fermento. Acrescente o açúcar e o leite em pó. Faça um buraco no centro dos ingredientes secos e despeje a mistura fermentada e os 200 ml de água restantes. Misture bem até formar uma massa homogênea, acrescentando mais água morna, se necessário. Coloque a massa numa superfície enfarinhada e amasse por 10 min, até ficar lisa. Cubra-a com um pano limpo e deixe-a descansar por 10 min. Vire a massa na superfície enfarinhada e amasse levemente. Forme os pãezinhos e coloque-os em uma fôrma untada. Cubra-os e deixe descansar por 30 a 45 min, até dobrar de tamanho. Preaqueça o forno à temperatura de 230°C. Asse os pãezinhos por 25 a 35 min. Estarão prontos quando, ao se bater em cima deles, parecerem ocos.

Pão Preguiçoso
(Receitas Rápidas e Saborosas)
Rendimento: 12 unidades
Tempo de preparo: 2h30
Grau de dificuldade: Médio
Microondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 200 g de musli (parece cereal); 325 g de farinha de trigo integral; 6 g de fermento biológico em pó; 1 colher (chá) de sal comum; 250 ml de leite; 250 ml de água.
Modo de preparo: Misture o musli, a farinha, o fermento e o sal numa tigela. Junte o leite e a água. Mexa bem até ficar como um mingau grosso. Transfira para uma fôrma untada de bolo inglês com capacidade de 900 ml. Ponha no forno frio e acenda até atingir 110°C. Asse por 45 minutos. Depois de 45 minutos, aumente o fogo para 180°C e deixe por 1 hora, até que o pão esteja dourado e cozido. Desenforme. Embora denso - esse é o melhor tipo de pão - deve produzir um som oco quando você dá uma batidinha na parte de baixo. Caso contrário, volte ao forno por mais alguns minutos. Ponha em uma
grade e deixe esfriar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;