Esportes Titulo
Guga disputa final do Torneio de Roma
Do Diário do Grande ABC
13/05/2000 | 13:37
Compartilhar notícia


Gustavo Kuerten espera premiar uma semana de bons resultados, com o bicampeonato do Masters Series de Roma. Guga chega a final do Foro Itálico pelo segundo ano consecutivo (em 1999 venceu Patrick Rafter), depois de vencer neste sábado o espanhol Alex Corretja por 6/4 e 6/2, sem ter perdido um set sequer em todo o campeonato. Seu adversário na decisao do título é um tenista bastante perigoso: o sueco Magnus Norman, que passou a ser o melhor jogador da temporada de 2000 ao destronar o norte-americano da liderança da classificaçao da corrida dos campeoes.

O jogo válido pelo troféu do quarto Masters Series do ano será às 9 horas de Brasília, com transmissao pela SporTV. O campeao leva um prêmio de US$ 400 mil, enquanto o vice-campeao embolsa um cheque de US$ 211 mil.

"Estou surpreso ao chegar a final", admitiu Guga. "Vim para Roma preocupado em sentir a recuperaçao de uma contusao nas costas, mas agora, perto da possibilidade de conquistar o bicampeonato as expectativas mudam."

Numa semana de boas atuaçoes e muita sorte, Guga também viu uma curiosa coincidência no jogo das semifinais deste sábado. Ao marcar 6/4 e 6/2 em Alex Corretja repete o mesmo resultado das semifinais do ano passado, diante do mesmo adversário.

Agora, Guga parte para a disputa do bicampeoanto e se vencer irá assumir a 4ª posiçao na lista da corrida dos campeoes. Em caso de derrota fica com a 6ª colocaçao. No ranking mundial, o tenista brasileiro (6º lugar) nao deverá ter alteraçoes significativas, pois defende 594 pontos conquistados no ano passado.

Guga e Norman já se enfrentaram por quatro vezes com duas vitórias para cada jogador. Curiosamente, em duas oportunidades ambos tenistas perderam por problemas físicos. Em Siracusa em 1995, Norman venceu por 7/5 e 6/2, depois em 99, em Stuttgart, o sueco voltou a obter ganhar, pois o brasileiro desistiu em jogo ainda da primeira rodada. Nas duas partidas seguintes deu Guga. Em 99 em Indian Wells marcou 6/4 e 7/5 e no US Open, o sueco desistiu depois de estar perdendo o primeiro set por 7/6 (7/4).

Novo líder - Com 23 anos e depois de superar problemas cardíacos que ameaçavam sua carreira, o sueco Magnus Norman dominou totalmente seu adversário das semifinais de Roma, o australiano Lleyton Hewitt e aplicou 6/3 e 6/0, ganhando a primeira vaga da final do torneio.

Com os pontos acumulados com esta classificaçao, Norman já irá superar o norte-americano Andre Agassi na lista da corrida dos campeoes. Aliás, este ano o tenista sueco jamais deixou de figurar entre os dez primeiros deste ranking que mostra os melhores resultados do ano.

Hamburgo - O quarto Masters Series da temporada, depois de Indian Wells, Ericsson Open, Montecarlo e Roma, o Aberto da Alemanha, em Hamburgo começa nesta segunda-feira com a participaçao dos dois principais tenistas brasileiros. Gustavo Kuerten vai ter pela frente na primeira rodada o marroquino Karin Alami, enquanto Fernando Meligeni jogará com um tenista saído do qualifying.

O torneio de Hamburgo, embora tivesse de contar obrigatoriamente com os 50 primeiros colocados do ranking mundial, como manda a nova regra dos Masters Series da ATP, nao irá ter a participaçao de Andre Agassi.

O tenista norte-americano, sem dar qualquer justificativa, apenas informou na sexta-feira à noite que desistiu da competiçao. Mesmo sem Agassi, o torneio de Hamburgo terá grandes estrelas e alguns confrontos da primeira rodada já mostram como será a competiçao.

Pete Sampras jogará com Chris Woodruff, Mark Philippoussis pega Lleyton Hewitt, Carlos Moya joga com Juan Carlos Ferrero e Alex Corretja com Franco Squillari.

Juvenil - Os novos talentos do tênis brasileiro, disputam neste fim de semana em Belo Horizonte as finais de 10 a 18 anos do principal circuito juvenil do Brasil, o Blue Life Juniors Cup. Um dos favoritos da categoria 18 anos é o mineiro Marcelo Melo, que promete fazer a festa da torcida em Belo Horizonte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;