Cultura & Lazer Titulo
Sinfônica recebe Emmanuele Baldini
Por Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
13/08/2010 | 07:03
Compartilhar notícia


A Orquestra Sinfônica de Santo André, regida por Carlos Moreno, apresenta no fim de semana um robusto repertório clássico. Com participação do violinista italiano Emmanuele Baldini, o grupo traz ao palco a abertura de O Navio Fantasma, de Wagner, o Concerto para Violino nº 1, em Ré Maior, op. 6, de Paganini, e a Sinfonia nº 2, em Ré Maior, de Beethoven.

O primeiro tema, composto entre 1839 e 1841 pelo alemão Richard Wagner, foi um fracasso estrondoso na estreia. Duas décadas depois, o autor remanejou a abertura para tocá-la num concerto em Paris. O ato a popularizou e fez com que ela, até hoje, seja repertório habitual dos grandes teatros oficiais.

O Concerto para Violino nº 1, do italiano Niccolo Paganini - um dos maiores virtuoses da história do violino - é da segunda década do século 19. O virtuosismo se destaca no papel do solista, com saltos de décimas e subidas vertiginosas no agudo. Num outro plano é possível observar a influência da ópera na construção da obra.

Para finalizar, a orquestra traz a composição mais antiga da noite, que foi ouvida pela primeira vez em 5 de abril de 1803, em Viena. A obra foi escrita por Beethoven um ano antes, ano de crise, em que se agravara a surdez do compositor e ele pensava seriamente em suicídio. Nesse mesmo ano, ele esboçava a Sinfonia Heróica. A Sinfonia nº 2, diferente do período turbulento pelo qual passava seu compositor, é um tema alegre, chegando, em diversos momentos, a contagiar quem a assiste.

SOLISTA
Nascido em Trieste, na Itália, Emmanuele Baldini é proveniente de família de músicos. Foi aluno da classe virtuositè de Corrado Romano no Conservatório de Genebra. Estudou música de câmara com o Trio de Trieste e com Franco Rossi. Já fez turnês por quase todos os continentes. Hoje, é spalla (primeiro violino) da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e também integra o Quarteto Osesp.

Orquestra Sinfônica de Santo André - Concerto. No Teatro Municipal de Santo André - Praça 4º Centenário. Tel.: 4433-0789. Sáb. e dom., às 20h. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;