Política Titulo
Justiça multa três vereadores em Sto.André
Por Gislayne Jacinto
Da Redaçao
19/09/2000 | 01:22
Compartilhar notícia


Três vereadores do PTB e uma candidata a vereadora do PFL - todos de Santo André - foram multados pela Justiça Eleitoral neste final de semana em 5 mil Ufirs (Unidades Fiscais de Referência), ou seja, R$ 5,3 mil cada um, por afixarem propagandas em árvores, semáforos e postes.

Os parlamentares multados sao Franco Masiero, líder do PTB na Câmara, Luiz Zacarias e Dinah Zekcer. A candidata pefelista é Nava Erlich Joseph. Os vereadores afirmaram que vao recorrer ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) contra a decisao proferida pelo juiz eleitoral de Santo André, Marcelo Theodósio.

As representaçoes contra os candidatos foram feitas pela coligaçao De novo, o melhor para Santo André, que apóia a candidatura à reeleiçao do prefeito Celso Daniel (PT).  Masiero se diz vítima de perseguiçao política por parte dos petistas. "Há alguém que quer me prejudicar. Estou sendo vítima de vandalismo", disse o petebista. A faixa de plástico com propaganda do petebista foi instalada em postes que servem de sustentáculo de semáforo na rua Luiz Pinto Fláquer.

Masiero afirmou que mesmo antes de ser intimado pela Justiça Eleitoral sobre o caso registrou um Boletim de Ocorrência no 3º Distrito Policial. Segundo ele, há um processo também tramitando no Fórum. Na defesa, ele diz que "foi vítima de vandalismo perpetrado por pessoas inescrupulosas que retiraram propaganda legal afixando-as de má fé em locais proibidos, prática criminosa imediatamente levada ao conhecimento da autoridade policial". Masiero afirmou também que antes de ser notificado usou a tribuna da Câmara para repudiar o fato.

O juiz nao acatou a defesa. "Afasto a tese da defesa porque o representado Franco Masiero, que já é vereador e candidato à reeleiçao, agiu negligentemente na fiscalizaçao de sua própria propaganda eleitoral projetando-se simplista a alegaçao de que terceiras pessoas objetivam prejudicá-lo, nao encontrando tal argumento qualquer respaldo probatório razoável", sentenciou Theodósio. 

Esse mesmo argumento foi usado para multar Zacarias, que também negou ter autorizado a instalaçao de uma faixa em árvore no bairro Sacadura Cabral, um de seus principais redutos. "Sou vereador, conheço a legislaçao e nao faço coisas arbitrárias." 

Zacarias discorda dos critérios utilizados para as condenaçoes. "Era preciso pegar em flagrante. Eu nao mandei instalar faixa em árvore, nao houve uma autorizaçao minha. Costumo trabalhar sempre na maior lisura", disse.

Dinah disse que nao tinha conhecimento da instalaçao de uma faixa de pano em árvore localizada em área pública. "Nunca fui punida por nada. Estao tentando nos prejudicar", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;