Setecidades Titulo
São Caetano tem 18,5% da população com 3º grau
Por Martha Alves
Especial para o Diário
28/07/2004 | 00:47
Compartilhar notícia


São Caetano é o município brasileiro com maior quantidade de moradores com curso superior completo – 18,5% da população – e é, hoje, a primeira cidade do Estado de São Paulo com maior concentração de jovens entre 18 e 24 anos matriculados em universidades. No âmbito nacional, a cidade fica em terceiro lugar e perde apenas para os municípios de Ouroeste, interior de São Paulo, e Camargo, no Rio Grande do Sul, ambas com menos de 7 mil habitantes, de acordo com dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), com base no censo do IBGE.

Esses números são reflexo do incentivo que a cidade oferece aos jovens universitários, por meio de convênios feitos com as faculdades para auxílio-estágio, e incentivo fiscal que reduz 3% da alíquota do ISS (Imposto Sobre Serviços) das instituições de ensino superior, desde que revertam o valor em bolsas para moradores do município, o que corresponde hoje a mais de 400 beneficiados. Para receberem o auxílio, os estudantes têm de ter bom desempenho escolar e, quando solicitados, prestar serviços para a cidade, participando de campanhas de saúde ou trabalhando algumas horas por semana em áreas municipais.

Marcelo Dias Andrade, de 21 anos, estudante do 4º ano de Engenharia Mecânica no Instituto Mauá de Tecnologia, é um dos beneficiados com a bolsa-estágio, mas ainda não foi solicitado para prestar serviços. Bolsista desde o primeiro ano da faculdade, o aluno começou recebendo 30% de desconto na mensalidade e, hoje, devido às boas notas, tem 70% de benefício. “Daqui a um ano termino a faculdade e, mesmo estagiando em uma empresa, seria mais difícil concluir o curso sem o auxílio”, diz.

Outra estudante beneficiada há um ano e meio com a bolsa-estágio é Kelly Bassi, de 20 anos, do 3º ano de jornalismo no Centro Universitário Municipal IMES, que recebe 50% de benefício. Em troca, além de ter de apresentar boletim com boas notas, a estudante presta 15 horas semanais de serviços no Parque Municipal Santa Maria, onde elabora ações de comunicação e desenvolve um jornal interno. “A bolsa-estágio é muito importante para mim porque, além de ajudar a custear os estudos, tem possibilitado que eu adquira experiência na área”, comemora.

Mas não é só o incentivo de bolsa-estágio que tem levado os jovens a estudarem em São Caetano. Muitos estudantes, inclusive de outras cidades do Grande ABC e de bairros de São Paulo, têm sido influenciados pela boa qualidade do ensino e localização das instituições. Douglas Yuri Silveira, de 20 anos, morador de Santo André e aluno do 3º ano do curso de Ciências da Computação no IMES, optou por estudar em São Caetano pelo reconhecimento regional da faculdade e por possuir cerca de 75% de professores com títulos de mestrado.

Aluna do 1º ano de Farmácia no IMES, Renata Pedroso, de 18 anos, moradora na Vila Prudente, em São Paulo, escolheu São Caetano para estudar especialmente por oferecer uma farmácia-escola que permite o aperfeiçoamento na manipulação de medicamentos, além da experiência de atender a população. O estudante do 2º ano de Administração de Empresas na Faenac (Faculdade Editora Nacional), Leonardo Carleto Monteiro, de 19 anos, mora em São Caetano e estuda na cidade porque o curso tem a mesma qualidade de outras universidades, mas uma mensalidade menor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;