Economia Titulo
Decoração ganha
força no Grande ABC
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
01/08/2010 | 07:12
Compartilhar notícia


O segmento de decoração no Grande ABC vem ganhando força desde 2000. Em dez anos, a compra de móveis, assessórios e acabamentos em lojas da região passou de 30% para 85%.

Os itens que antes eram comprados, principalmente pelos profissionais do setor (arquitetos e designers), na capital paulista, hoje podem ser encontrados entre os lojistas das sete cidades, segundo o presidente da Associação dos Lojistas de Decoração do ABC, João Mazza.

A arquiteta Teresa Simões, que atua na região, conta que 95% dos produtos que compra para compor seus projetos são adquiridos no Grande ABC. "Há cinco anos precisa ir para São Paulo adquirir itens", relembra.

A explicação é que antes os lojistas do Grande ABC não ofereciam artigos que eram tendência. O cenário mudou. "Os comerciantes da região se qualificaram e passaram a frequentar feiras internacionais de grande importância para o setor, como as de Milão, Paris e Verona. Além de atualizados, ficam mais próximos dos profissionais. Essa união ajudou muito", conta Mazza.

A arquiteta de São Caetano, Gleice Cantero, atribui o crescimento do setor de decoração na região ao custo-benefício. "Além do bom atendimento, praticamente exclusivo, contamos com um ótimo pós-venda, itens com preços até 50% mais em conta e a praticidade de não precisar se locomover até a Capital para fazer compras." E ela completa: "Sou muito fiel com os lojistas que tenho parceria."

Com duas unidades na Jurubatuba, conhecida rua de São Bernardo, o comerciante Claudio Lorca, conta que de dez anos para cá, o volume de clientes caiu, mas o nível de comercialização aumentou. "Basicamente, 90% do meu faturamento é decorrente das vendas para os profissionais do setor."

Segundo ele, os negócios na região estão mais direcionados e a qualidade das lojas melhorou, com a união do setor. Em sua lista de profissionais fiéis à loja, há 50 arquitetos e designers.

Para se atualizar o empresário Valter Corrêa, proprietário de uma loja instalada há dez anos na avenida Portugal, em Santo André, já participou oito vezes de eventos internacionais. "Priorizamos vender aquilo que é tendência no Exterior, afinal, a Europa dita regras e é isso que as pessoas procuram", avalia.

Do total do seu faturamento, cerca de 70% são decorrentes das compras feitas por profissionais da decoração. "Os clientes, hoje, ficam surpresos com a qualidade que encontram aqui (Grande ABC). O nível dos produtos é muito alto. Sem contar qalém que gastamos menos do que em São Paulo", destaca a arquiteta Teresa Simões.

FOCO - Segundo João Mazza, o eixo de decoração da região, atualmente, fica na avenida Portugal, em Santo André. Outro local da cidade que merece destaque na quantidade de lojas é o bairro Jardim.
Em São Bernardo, apesar de muitas lojas terem fechado, a rua Jurubatuba continua sendo ponto-chave dentro do setor. "Em São Caetano podemos destacar o bairro Santa Paula, que também é rico na qualidade das lojas instaladas", abrevia Mazza.

DADOS - Em 2000, a Associação de Lojistas do ABC era composta por 24 lojas e 450 profissionais. Atualmente, há 56 estabelecimentos associados e 1.600 arquitetos e designers.

Evento do setor espera 40 mil visitantes

A fim de fomentar ainda mais o segmento, a Associação dos Lojistas do ABC organizou, pela segunda vez, o Polo Design Show 2010.

O evento é uma oportunidade para quem busca soluções criativas para os ambientes residenciais, corporativos, comerciais ou de paisagismo, assim como para os negócios do setor.

A mostra reúne 64 profissionais da área de decoração, quase 400 empresas do ramo e deve atrair cerca de 40 mil visitantes - o dobro do público registrado na edição anterior.

Segundo o presidente da entidade João Mazza, apenas em 2008, nos meses seguintes à primeira mostra, foi registrado o aumento de aproximadamente 30% nos negócios do setor, incluindo o movimento nas lojas e nos escritórios dos profissionais participantes.

NOVIDADES - Para ampliar o interesse, o evento deste ano conta com atividades paralelas, programadas para diferentes datas, com palestras e lançamentos de publicações de profissionais conhecidos.

Segundo Mazza, a ideia é reforçar a agenda cultural da cidade, que é também um polo de desenvolvimento na Região Metropolitana de São Paulo, além de atrair os moradores de municípios vizinhos pelas oportunidades que oferece.

A mostra estará aberta ao público a partir do dia 3 (terça-feira) até 7 de setembro - de terça a domingo, das 12h às 22 h, inclusive feriados (bilheteria fecha às 20h).

O Polo Design será realizado na rua Machado de Assis, 120, em São Caetano. O local oferece estacionamento com serviço de valet. Os ingressos custam R$ 25; estudantes e idosos pagam meia entrada e de segunda a quinta-feira o valor é de R$ 15.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;