Internacional Titulo
‘Iraque não coopera o suficiente’, diz ONU
Do Diário OnLine
Com AFP
18/01/2003 | 15:53
Compartilhar notícia


O chefe dos inspetores de armas da Organização das Nações Unidas (ONU), Hans Blix, afirmou neste sábado que as autoridades iraquianas não têm "cooperado de maneira suficiente" desde o início dos trabalhos da ONU.

"Bagdá permitiu acesso imediato (aos locais que os inspetores desejavam visitar), o que está correto, mas não têm cooperado de maneira suficiente. Precisamos de uma cooperação sincera e verdadeira", afirmou Blix, ao chegar a Larnaca, no Sul do Chipre.

Por sua vez, o diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), Mohamed ElBaradei, disse neste sábado que o dia 27 de janeiro, data em que os inspetores de armas devem prestar contas ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, não é uma data-limite para as investigações no Iraque.

"Para realizar sua missão precisarão de mais tempo, alguns meses adicionais", disse o chefe.

Nesta sexta, o secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, disse ao jornal alemão Sueddeutsche Zeitung que os Estados Unidos estão dispostos a assumir sozinho a responsabilidade de uma guerra no Iraque. Isso pode acontecer, segundo Powell, se a comunidade internacional não estiver disposta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;