Memória Titulo Memória
Aos 65 anos, o Humaitá sonha... e trabalha

Sociedade Esportiva Humaitá, o Gasparzinho da Vila, 65 anos completos...

Ademir Medici
11/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


“O Luizão cuida desse clube como se fosse sua casa.”

Cf. Cristina Leguri, mulher do Luizão e outra colaboradora de todas as horas da SE Humaitá.

Sociedade Esportiva Humaitá, o Gasparzinho da Vila, 65 anos completos, já que foi fundada em 7 de maio de 1950. Timaço de futebol entre os anos 1960 e 1970. Hoje administra o Estádio Salvador dos Santos e tem planos. Um, modernizar o estádio, concluindo as obras dos novos vestiários; dois, recuperar a velha sede da Avenida Queirós Filho, 1.157, hoje transformada em estacionamento de uma casa comercial próxima.

Se a SE Humaitá nasceu da ação de abnegados, com raízes em um clube mais antigo, o Vila Pires, e em empresas como a Pirelli, o abnegado da vez chama-se Luiz Carlos Leguri, o Luizão, seu diretor de esportes, no clube desde 1997, depois de permanecer dez anos em outra Sociedade Esportiva, a Novo Oriente, de Vila Helena.

Para vocês terem uma ideia, Luizão cuida pessoalmente do campo – outrora gramado, hoje um terrão à espera do aguardado gramado sintético. Luizão adaptou um portão de ferro como raspadeira. E com o seu próprio automóvel, puxa o portão pelo campo, mantendo-o plano e preservando o sistema de drenagem – uma máquina dessas municipais, mais pesada, por certo arrebentaria a drenagem.

“Sou um apaixonado pelo futebol”, dispara Luizão, acentuando os pontos altos e baixos do Humaitá.

PONTOS ALTOS

- A presença dos futebolistas nas várias divisões do Campeonato Municipal. Os mais veteranos são abrigados em duas equipes distintivas da categoria Star.

- A construção de cinco vestiários, atrás do gol de entrada. Falta pouco para a conclusão. Mas as obras estão paradas, dependendo de um OK da Secretaria de Esportes. Carlão, homem de confiança do prefeito Carlos Grana (PT), assumiu o futebol municipal. Esperança de que a verba necessária para a conclusão das obras saia, enfim.

- Em dezembro termina o contrato do terreno da antiga sede. Esperança de erguer a nova sede, com estacionamento em baixo.

- Preservação da história do clube, com a guarda de taças, troféus, medalhas e documentação mais contemporânea. Porque a antiga...

PONTOS BAIXOS

- O acervo histórico mais antigo se perdeu. A sede da Queiroz Filho estava fechada. Foi invadida. Taças e troféus foram roubados. O alumínio interessou aos meliantes e nada sobrou.

- Desbarranca o morro entre as obras dos novos vestiários e a entrada do estádio. Um perigo, além da impressão de desleixo.

- Não há nenhuma indicação de que o estádio se chama Salvador dos Santos. Uma entrada bem construída poderia render a homenagem aos antigos na pessoa do saudoso Salvador. Por que não se fazer uma obra em mutirão, com a Prefeitura entrando com o material adequado? Gente para trabalhar não faltaria.

O clube na história do Bruno Daniel

Entre os anos 1960 e 1970, o Humaitá formou suas maiores e mais vitoriosas equipes de futebol. O time de 1971 é apontado como o melhor. Mas, em 1969, o clube entra para a história definitivamente ao inaugurar o Estádio Municipal de Santo André, hoje Bruno Daniel.

Na preliminar de Palmeiras 4, Santo André FC 0, o Humaitá vence o Vila Bela por 1 a 0. Coube a João Carlos assinalar o gol solitário, o primeiro do estádio, aos 11 minutos do primeiro tempo, na meta dos fundos. Vitinho, do Vila Bela, foi o goleiro a sofrer o primeiro gol do estádio.

Em 1996, o repórter Divanei Guazzelli entrevistou o autor do gol, João Carlos Severino Pereira, em matéria publicada com destaque na edição de 16 de junho daquele ano.

Diário há 30 anos

Domingo, 10 de novembro de 1985 - ano 28, nº 5978

Manchete – Tropas do Exército protegem garimpo de Serra Pelada

Em 11 de novembro de...

1930 – Getúlio Vargas assina o decreto número 19.398 que instituí o governo provisório no Brasil e dissolve o Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais. Interventores serão nomeados oficialmente.

1960 – Fundado o Triângulo EC, de São Bernardo.

Hoje

- Dia do Diretor de Escola

- Dia do Soldado Desconhecido

Santos do Dia

- São Martinho de Tours (Hungria 316 – França 371). Bispo. Construiu o primeiro mosteiro da França.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Verano

- Mena 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;