Esportes Titulo Tênis de mesa
De São Caetano, Bruna Takahashi se torna primeira campeã mundial

Atleta do tênis de mesa sub-15 fatura ouro inédito para o Brasil em competição no Egito

Por Da Redação
02/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Já a terceira melhor brasileira no ranking mundial adulto, Bruna Takahashi, atleta de São Caetano, comprovou por que é a maior promessa da história do tênis de mesa no Brasil. A garota de 15 anos se tornou a primeira campeã mundial do País ao vencer o torneio sub-15 Desafio Mundial de Cadetes, em Sharm El-Shwikh, no Egito.

Na final, Bruna, sexta colocada do ranking mundial sub-15, derrotou a romena Andreea Dragoman por 4 sets a 3 – parciais de 11/8, 3/11, 12/10, 10/12, 9/11, 11/6 e 11/9.

“Estou muito feliz pela vitória e por levar pela primeira vez a medalha (feminina) para a América Latina”, disse a brasileira, ex-aluna da escola andreense Educandário Santo Antonio, ao site da federação internacional.

Bruna é um talento precoce do tênis de mesa brasileiro e desde os 11 anos participa do Mundial Sub-15. Em 2013, quando tinha 13, já havia chegado às quartas de final. Em evolução, ela já é 18ª melhor do mundo no sub-18 e 56ª no sub-21. Entre as adultas, ocupa a 156ª colocação.

No feminino, ela vai repetindo o papel que o também são-caetanense Hugo Calderano tem desempenhado para o tênis de mesa masculino. O garoto, que chegou a liderar o ranking mundial no sub-18, foi bronze no Mundial Cadete de 2011. No ano passado, ganhou o bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude.

Apesar da pouca idade, Bruna Takahashi tem chances de estar nos Jogos do Rio. A melhor brasileira do ranking mundial é Lin Gui, 129ª colocada, seguida de Caroline Kumahara (154ª), a própria Bruna (156ª) e Ligia Silva (178ª). Três delas vão compor a equipe brasileira, que tem convite.

Um Pré-Olímpico da América Latina vai distribuir cinco vagas nos Jogos. Se duas brasileiras carimbarem o passaporte na chave individual, a corrida olímpica se encerra para o Brasil. Dessa forma, restará ao técnico Hugo Hoyama, de São Bernardo, que revelou Takahashi, escolher a mesa-tenista que irá ao Rio de Janeiro para competir apenas por equipes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;