Internacional Titulo
Documentos sobre serviço militar de Bush foram destruídos
Por Da AFP
09/07/2004 | 11:00
Compartilhar notícia


O jornal The New York Times citou, nesta sexta-feira, uma carta do Pentágono que revela que os documentos de arquivo que provariam que o presidente americano George W. Bush efetivamente cumpriu todo o serviço militar foram destruídos acidentalmente.

A carta informa que os recibos de soldo que estavam arquivados em Denver (Colorado) foram destruídos "inadvertidamente" em 1996 e 1997 "quando se tentava recuperar microfilmes deteriorados", acrescentando que não há cópias desses documentos. Os recibos de salário permitiriam esclarecer se o presidente cumpriu todo o serviço militar na Guarda Nacional do Texas (centro-sul).

Bush se alistou na Guarda Nacional em 1968, evitando assim ser enviado ao Vietnã. As dúvidas se centralizam no período (1972-73) no qual afirma ter sido transferido para o Alabama (sul).

Nenhum membro da Guarda Nacional que prestou serviço no Alabama durante esse período lembra de ter visto Bush, e os democratas acusam o presidente de ter fugido de seu dever, enquanto milhares de jovens americanos, inclusive o senador democrata John Kerry, seu adversário na eleição presidencial de 2 de novembro, combatiam no Vietnã.

Em fevereiro passado, a Casa Branca publicou todos os documentos militares de arquivo de Bush sem citar a destruição "acidental" dos recibos de soldo do período 1972-73.

Os documentos da Casa Branca incluem principalmente recibos correspondentes a um período de seis dias entre outubro e novembro de 1972 e um relatório de uma consulta ao dentista na base da força aérea em Alabama em janeiro de 1973. Bush fez da guerra contra o terrorismo um dos eixos de sua campanha eleitoral e se apresenta como o "presidente da guerra".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;