Setecidades Titulo
Jardim da infância doa remédios para índios
Melina Dias
Da Redaçao
18/04/1999 | 16:35
Compartilhar notícia


Solidariedade se ensina a partir do primeiro ano de vida. Os alunos do jardim 3 da escola Aquarela Pueri Domus, de Sao Bernardo, foram de sala em sala pedindo remédios, roupas e alimentos para os índios hospitalizados na Casa de Saúde Indigena da Funai (Fundaçao Nacional do Indio), em Sao Paulo. A cena, que se repetiu várias vezes, foi a seguinte: crianças de 5 anos convencendo seus colegas de 1 a 6 anos da importância de ajudar o índio brasileiro.

Esta segunda, dia em que é comum ver as crianças urbanas saírem da escola de cocar e cara pintada, os alunos da Aquarela vao estar planejando a entrega do material arrecadado para a Casa de Saúde. "O projeto Indio - Uma Nova Visao trabalha a idéia de desmitificar o Dia do Indio, fazendo com que as crianças nao saiam da escola apenas cantando músicas com o rosto pintado, mas que elas entendam a existência e a importância cultural que o índio representa no nosso país", conta a coordenadora pedagógica Selma Veiga Francisco Lopes, 30 anos.

Alguns artifícios foram usados para motivar os pequenos. A música Cara de Indio, conhecida na voz de Djavan, foi usada para despertar os alunos para o assunto. Eles trabalharam vários tópicos da letra, criando cartazes e desenhos. Esse material foi usado na hora de vender a idéia para as outras classes.

Segundo Selma, conforme as crianças foram trazendo as doaçoes, elas ganharam fitinhas brancas para colocar no pulso, símbolos de paz e solidariedade, mas que funcionaram como troféu para elas, uma espécie de "eu participei". Assim, quem nao tinha a fitinha tratava logo de trazer sua doaçao para se sentir parte do movimento.

Essa nao é a primeira açao da escola visando aproximar seus alunos (em geral filhos da classe média) de outras realidades. Visitas a asilos e creches vêm sendo realizadas e o resultado, segundo a direçao, é sempre positivo.

Funai - Escolas e entidades interessadas em conhecer o trabalho ou ajudar a Casa de Saúde Indigena podem se informar pelo telefone 575-2976, com a assistente social Sônia Maria Zanelato. Segundo ela, a casa banca a viagem e tratamento de índios de todo o país que necessitam de cuidados médicos especializados.

"Precisamos principalmente de alimentos para fortalecer os doentes. Também falta roupa de cama e, agora que chega o frio, de agasalhos. Geralmente os índios vêm para Sao Paulo sem trazer roupas mais pesadas, por nao ter o costume e nao precisar, já que habitam terras quentes", disse.

A Casa de Saúde fica na rua Otonis, 283, na Vila Clementino, em Sao Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;