Política Titulo Eleição de 2016
Para Auricchio, PSDB pode pleitear chapa pura

Ex-prefeito de São Caetano e pré-candidato ao Paço formaliza filiação com pompa de cacique político

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
27/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Marquinhos Lima/Divulgação


Ex-prefeito de São Caetano e pré-candidato ao Paço pelo PSDB, José Auricchio Júnior sustentou que o tucanato “tem condição de escolher chapa pura” para a disputa eleitoral com o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), que tentará a reeleição em 2016. O agora tucano formalizou ontem seu ingresso no partido, em evento realizado no Esporte Clube São Caetano, no bairro Fundação.

Auricchio tem evitado detalhar sobre a definição de quem será seu companheiro de chapa no ano que vem, mas não descartou defender que o PSDB indique outro tucano para a vaga – o mais cotado é o vereador Beto Vidoski, presidente municipal da sigla. “Tendo uma chapa majoritária forte, haverá condição de pleitear chapa pura. Esse é o ponto que temos de avançar. Candidatura majoritária forte sempre implica que chegue no processo de escolha (da chapa) fortalecido. Agora, não significa que não vai haver discussão sobre isso. E o Beto (Vidoski), como dirigente do partido, entende isso completamente. Vai ser muito tranquilo (o processo de escolha do vice)”, frisou o ex-prefeito.

O tucano foi ovacionado pelo público e elogiado pelas lideranças do PSDB no Grande ABC que compareceram ao ato, como o coordenador regional da legenda, Márcio Canuto, pré-candidatos da sigla a vereador em São Caetano e por presidentes de outros partidos na cidade. Com pompa de cacique político, Auricchio discursou para cerca de 500 pessoas.

O espaço foi decorado especialmente para receber o evento, que não dispensou discrição. Fotos do ex-prefeito e de dirigentes do PSDB nacional, como os senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e José Serra (PSDB-SP) e do governador Geraldo Alckmin (PSDB) foram espalhados pelo salão. “Até 2012 o PSDB estava no ostracismo. E esse ato de hoje (ontem) foi a prova da consolidação desse projeto de reconstrução. A filiação do Auricchio vem para agigantar o PSDB. Se lá atrás éramos partido nanico em São Caetano, em 2016 vai ser um gigante”, ressaltou Vidoski.

A composição da chapa tucana em São Caetano ainda é guardada a sete chaves. O partido não rechaça apostar na dobrada Auricchio/Vidoski. Em 2012, o vereador foi o mais votado na cidade – conquistou 3.026 votos – e antes da entrada do ex-chefe do Executivo na sigla, vinha se colocando, nos bastidores, como pré-candidato ao Palácio da Cerâmica. Ainda assim, a formação mista é estudada internamente. Inseridas no páreo estão o PDT, com Luiz Antônio Cicaroni (ex-assessor de Auricchio), o PR e o PHS, com os parlamentares oposicionistas Fabio Palacio e Edison Parra, respectivamente.

SURPRESA
Chamou atenção a presença do vereador governista Flávio Rstom (PTB) no ato pró-Auricchio. O petebista, que foi aliado do ex-prefeito em suas gestões (2005 a 2012), não havia sinalizado que deixará de apoiar Pinheiro em 2016 para embarcar na campanha do ex-correligionário. Parlamentar em sexto mandato, Rstom analisa a possibilidade de não disputar a reeleição. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;