Internacional Titulo
EUA acreditam em surto de violência após execução de Saddam
Por Da AFP
27/12/2006 | 19:25
Compartilhar notícia


A Casa Branca disse nesta quarta-feira esperar a explosão de novos atos de violência no Iraque por parte de partidários do ex-presidente Saddam Hussein com a execução de seu líder, prevista para o fim de janeiro de 2007.

”A eventualidade de violência ligada à execução de Saddam é, certamente, algo de que as forças multinacionais e as forças iraquianas estão conscientes", declarou o porta-voz da Casa Branca Scott Stanzel, em Crawford (EUA), onde o presidente George W. Bush passa os últimos dias do ano.

"Vimos, no passado, que os inimigos se valeram de qualquer desculpa para fomentar a violência, e é algo que acompanhamos atentamente", disse Stanzel, um dia após a confirmação da confirmação da condenação do ex-ditador iraquiano à morte.

Saddam Husseinfoi condenado pela execução de 148 civis xiitas na década de 80, em represália a um atentado contra o comboio presidencial. Stenzel negou que o governo americano esteja envolvido na decisão sobre a data da execução.

"Isso é assunto dos iraquianos e somos apenas observadores do processo. Têm um governo soberano e eles mesmos tomarão suas decisões sobre a execução desta decisão da Justiça", completou o porta-voz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;