Setecidades Titulo Festa
Procissão dos Carroceiros reúne 4.000 em S.Bernardo

Percurso feito no Dia de Nossa Senhora da Boa Viagem foi do Demarchi até a Matriz, no Centro

Yara Ferraz
do Diário do Grande ABC
07/09/2015 | 07:07
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Cerca de 4.000 pessoas participaram ontem da Procissão dos Carroceiros em comemoração ao Dia de Nossa Senhora da Boa Viagem, em São Bernardo. Os fiéis saíram do bairro Demarchi e foram até a Igreja Matriz, no Centro, em trajeto de quatro quilômetros.

O evento é realizado desde 1917 e é tradicional entre os carroceiros, que têm grande participação. Os cavalos e búfalos disputavam a atenção do público, que parava para observar a beleza dos animais. No fim, houve bênção aos animais e aos donos e também uma missa.

O operário Luiz Toller, 37 anos, lembra-se de participar desde que era criança, quando vinha com o pai. Hoje ele e os três irmãos saem de São José dos Campos para manter a tradição. “Não perdemos um ano. Para nós, é muito importante. Além de tudo, é uma reunião onde reencontramos grandes amigos e resgatamos a nossa fé”, contou.

José de Jesus. 56, conhecido como Zé das Vacas, é de São Bernardo e também não perde a procissão. “Venho há 18 anos e não penso em parar. Venho até se estiver doente, porque é bonito demais.”

Até mesmo as crianças já começam a entender a importância da procissão e de pedir para que a santa ilumine os caminhos dos cavaleiros. Mariana tem apenas 4 anos e, montada em um pônei, acompanhava o pai, Alessandro de Souza, 45. “Somos de São Caetano e ela sempre gostou de cavalos. Como aprendeu a montar, eu a trouxe aqui hoje (ontem), para celebrar essa festa bonita.”

Quem preferiu fazer o trajeto a pé não se preocupou com o percurso e não havia reclamações de cansaço. Jaime Aparecido Silva, 52, mora no Demarchi desde criança e também frequenta a paróquia, mas participou da procissão pela primeira vez. Ele garantiu que não será a última.

“É um meio de unir ainda mais a comunidade, já que você vê todo mundo aqui trabalhando e se esforçando. A igreja é muito importante para todos nós”, declarou.

Um dos organizadores da procissão, André Vial, disse que a frequência ficou prejudicada pelo feriado de hoje. O número de participantes foi fornecido pelo departamento de trânsito. “Nossa expectativa era de que o público fosse maior. Acredito que, com o feriado, muitas pessoas foram viajar e acabaram não comparecendo, mas, mesmo assim, fico feliz de ver tanta gente”, garantiu.

O bispo da Diocese de Santo André, dom Pedro Carlos Cipollini, esteve presente em toda a procissão e também celebrou a missa na Matriz. Na diocese desde junho, esta foi a primeira vez que ele acompanhou o evento. “Achei muito bonito porque é uma grande demonstração de fé do povo. Isso ajuda as pessoas a manterem os bons valores e a enfrentar todas essas dificuldades econômicas e esse desgosto com a corrupção que vemos atualmente”, afirmou.

Durante o trajeto, o bispo também falou sobre a importância da família e comentou a situação dos refugiados europeus. “Aqui na região temos muitos imigrantes, o que prova que o Grande ABC é acolhedor. Precisamos ser solidários com essas pessoas, a nossa fé tem que despertar isso.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;