Turismo Titulo Guia de viagem
Passaporte renovado

Há quase um mês, o governo mudou alguns itens no documento. Você sabe quais são?

Por Rodrigo Mozelli
06/08/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Sempre que vamos viajar é a mesma coisa: é preciso conferir o passaporte, sobretudo se ainda é válido. Só que, desde julho, o documento passou por profunda reforma em seu estilo e tempo de duração. Confira as principais mudanças.

DURABILIDADE
Talvez a maior novidade implementada no documento foi a validade de dez anos (antes eram cinco). A mudança se deu devido à melhora na segurança do passaporte, que agora conta com novo sistema de criptografia.

CONFIABILIDADE
O novo sistema de segurança é chamado de brainpool e serve para a assinatura digital, proporcionando maior segurança aos dados gravados no chip contido do documento.

DESIGN
Agora a capa, ao invés de exibir o brasão de armas brasileiro, passa a contar com a constelação Cruzeiro do Sul.

PREÇO
Para emitir o documento é necessário desembolsar R$ 257,25 (antes eram R$ 156,07). A Polícia Federal defende as mudanças implantadas. “Elas garantem mais segurança ao documento de viagem, trazem conforto ao viajante e tornam o passaporte compatível com os e-Gates (Sistema Rapid – Reconhecimento Automático de Passageiros Identificados Documentalmente), pois o chip foi melhorado. O documento agora conta com informações de filiação e, nos casos de passaporte de menores, também é possível incluir no documento autorização de viagem para eles com somente um dos pais ou mesmo desacompanhados.”

COMO OBTER
Para quem ainda não tem ou quer renovar o documento, deve separar RG, título de eleitor e comprovante de votação da última eleição (para homens entre 19 e 45 anos) certificado de reservista, CPF, comprovante de pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União) e passaporte anterior válido (nos casos de renovação). Em seguida, deve acessar o www.dpf.gov.br e buscar o campo Requerer Passaporte. Uma vez neste, preencher todos os dados solicitados e agendar retirada em posto da Polícia Federal mais próximo de sua casa (na região, há um no Shopping ABC – Av. Pereira Barreto, 42). É possível acompanhar o andamento da solicitação pelo mesmo site.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;