Política Titulo
Contador confirma a sociedade entre Renan Calheiros e João Lyra
01/11/2007 | 08:03
Compartilhar notícia


O contador José Amilton Barbosa confirmou quarta-feira em depoimento ao senador Jefferson Péres (PDT-AM), que o presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o usineiro e ex-deputado João Lyra eram os donos das duas emissoras de rádio e de um jornal adquiridos em 1999 em nome de laranjas. O caso está sendo investigado em um dos processos que correm contra o peemedebista no Conselho de Ética.

À época, Barbosa disse que era supervisor contábil dessas empresas. Ele foi a segunda testemunha ouvida por Péres, relator do processo no colegiado.

Juiz - Antes, foi ouvido o juiz da 16ª Vara Criminal de Maceió, Marcelo Tadeu Lemos de Oliveira, a pedido de Renan. Péres disse que o juiz falou sobre o suposto envolvimento de Lyra no assassinato do funcionário da Secretaria da Fazenda de Alagoas Silvio Viana, que apurava denúncia de crimes tributários.

Ao deixar o gabinete do presidente do conselho, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), o juiz disse constar dos autos do inquérito a participação do usineiro no crime “como mandante”.

Testemunhas - Duas testemunhas no caso das empresas de comunicação se negaram a depor. O primo de Renan, Tito Uchôa, ficou de mandar relatório sobre sua participação no negócio, o que nunca ocorreu. Já o empresário que vendeu o jornal, Nazário Pimentel, nem mesmo respondeu aos contatos do Senado.

Sobre o depoimento do contador, Péres lamentou que ele não tenha acrescentado nada às informações prestadas antes à revista Veja, sobre a participação de Renan na transação. Péres disse que não sabe, ainda, qual será o teor do parecer sobre a representação que apresentará no dia 14. Até lá, acredita que terá dados suficientes para embasar sua decisão.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;