Nacional Titulo
Senasp diz que tecnologia não garante qualidade na segurança
Da Agência Brasil
01/09/2006 | 22:34
Compartilhar notícia


O diretor de Políticas e Projetos da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), Robson Rubin da Silva, alertou nesta sexta-feira que “colocar um policial sem a devida qualificação dentro de um carro de última geração não é estratégia de segurança pública nem de construção de cidadania”.

Ao participar de debate sobre direitos humanos na formação dos profissionais das polícias e da Justiça, Rubin disse que a tecnologia ajuda a solucionar os crimes e conflitos, mas ressaltou que o essencial é a formação humana que um policial deve receber.

“Hoje temos excelentes viaturas, excelentes sistemas de computação e policiais vacilantes em valores, ações, em capacidade de mediar conflito, de atender uma mulher vítima de violência”, afirmou.

O diretor da Senasp falou que a formação dos policias normalmente conta com aulas de direitos humanos, mas têm poucas horas e estão descoladas das outras disciplinas. “O ideal é que nas instruções de tiro, por exemplo, o professor não ensine apenas o manuseio, a desmontagem da arma. Deve ser discutido como é tirar a vida de alguém, o que é lesionar, o que isso representa e o que leva aquele ser humano a cometer um delito”, defendeu.

O professor Julio Alejandro, da PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio Grande do Sul, também fez críticas a atuação da polícia, afirmando que historicamente “o papel da polícia nunca foi direcionado para a garantia dos direitos humanos”. Ele sugeriu que a formação dos policias privilegie a integração com comunidade, movimentos sociais e mudanças sociais que melhorem a vida das pessoas.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;