Internacional Titulo
Nova York faz um minuto de silêncio pelas vítimas do 11/9
Da AFP
11/09/2007 | 11:00
Compartilhar notícia


Nova York iniciou seu dia de recordação do sexto aniversário do trágico 11 de setembro com um minuto de silêncio pelas quase três mil vítimas dos ataques terroristas ao World Trade Center.

"Por favor, unam-se a todos os nova-iorquinos em um momento de silêncio", afirmou o prefeito Michael Bloomberg em um parque próximo do chamado "Marco Zero", sob um céu cinzento e chuvoso.

Uma sirene dos bombeiros soou às 8h46 locais, momento exato em que o primeiro avião, o vôo 11 da American Airlines, se chocou contra a Torre Norte. Depois, membros das equipes de socorro começaram a leitura dos nomes das vítimas, sob um fundo de música de violoncelo.

Além de Bloomberg, participaram da cerimônia dois pré-candidatos à Casa Branca: o ex-prefeito republicano Rudolph Giuliani, que pronunciará um discurso, e a senadora democrata Hillary Clinton, que ajudará a ler os nomes das vítimas.

Mais tarde, os familiares dos falecidos poderão descer por uma rampa para ir até onde se localizava o World Trade Center para depositar flores e orar.

À noite, será realizado um "Tributo de Luz". Dois potentes fachos projetarão colunas de luz no céu, simbolizando as Torres Gêmeas destruídas.

Ao contrário dos outros anos, a cerimônia foi realizada em um parque adjacente ao 'Marco Zero' e não no local propriamente dito, que está em obras para a construção de novos arranha-céus e um memorial.

Homenagens- Em Shanksville, Pensilvânia, onde outro avião, o 93 da United Airlines, seqüestrado no mesmo dia e caído num descampado, também será prestado um tributo aos 40 passageiros e tripulantes mortos.

Em Washington, onde 184 pessoas morreram quando o vôo 77 da American Airlines destruiu parte do Pentágono, também será realizada uma homenagem.

George W. Bush, que pediu que os americanos recordassem o aniversário da tragédia com serviços religiosos e vigílias, fez um minuto de silêncio ao lado de esposa e assessores na Casa Branca.

              

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;