Setecidades Titulo
Sto.André troca rede antiga de água
Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
30/05/2005 | 07:37
Compartilhar notícia


A tubulação de água do Jardim Progresso, em Santo André, que é de ferro fundido, começa a ser trocada na quarta-feira por tubos de PVC (material plástico). Serão beneficiados 5 mil moradores de 23 ruas. Outros quatro bairros da cidade serão atendidos a partir do próximo ano. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), responsável pela obra, explica que a medida tem caráter preventivo, pois os tubos de ferro fundido possuem, em média, 30 anos.

A troca de 10 km de tubulação vai durar nove meses e custará R$ 1,1 milhão. Segundo informações do Semasa, o fornecimento de água não será interrompido durante a substituição, somente no término dos trabalhos, quando será preciso fazer a interligação da rede. Estão previstos curtos períodos de corte d'água. Os moradores serão informados com antecedência, segundo a autarquia.

Santo André possui 1,7 mil km de rede d'água com ferro fundido. Segundo o Semasa, 80 km necessitam ser trocados, incluindo o Jardim Progresso. Neste ano, está prevista apenas a substituição da rede do Jardim Progresso. A empresa já projetou a substituição de mais 50 km de tubulação de água a partir do próximo ano, incluindo os bairros Vila Vitória, Vila Lucinda, Vila Metalúrgica e Jardim Estela. Os prazos para o início das obras não foram especificados.

Segundo o Semasa, a troca ocasionará melhoria na qualidade e vazão da água. Com o tempo, tubulações com ferro fundido tendem a ter incrustações, pois o ferro pode se desgastar e provocar a diminuição do espaço interno do tubo, o que dificulta a passagem da água e prejudica a vazão.

Também, em determinadas situações, o desgaste pode provocar o aparecimento de orifícios, causando vazamentos, perda de água e aumentando os serviços de manutenção. O aspecto da água também pode ficar alterado por conta da presença de ferro. A manutenção dos tubos de PVC, por sua vez, é facilitada, pois é um material mais resistente, maleável, mais fácil de trabalhar e de menor custo que o ferro fundido, segundo o Semasa.

Os moradores do Jardim Progresso ouvidos pelo Diário não sabiam das obras de substituição que vão começar nesta semana, mas aprovaram a medida. "Algumas vezes, quando fui lavar roupa, percebi que a água estava um pouco amarelada. Apesar de não ser nada grave, é melhor trocar agora que dar dor de cabeça depois", afirmou a dona de casa Maria Pedroso, 63 anos, que mora há 45 anos na rua Botucatu.

"Eu nem sabia que os tubos eram de ferro. Se for para melhorar, apóio a troca. Só espero que as obras não causem muitos transtornos, que seja uma intervenção organizada", disse o comerciante Valdir Faustino, 46 anos, seis deles vividos na rua Juquiá.

"Nunca percebi nada estranho na água. Às vezes, ela está com muito cloro, mas é só abrir a torneira por alguns minutos que a água volta ao normal. Espero que essa obra não cause aumento na conta", especula a dona de casa Alzira Maria de Oliveira, 42 anos, que reside com o marido e uma filha na rua Rangel Pestana.

A troca de tubulação ocorrerá nas ruas Bragança, Boituva, Bauru, Caruaru, Londrina, Penalva, Jardinópolis, Bastos, Indaiatuba, Juquiá, Carioca, Cambuquira, Cambará, Botafogo, Borborema, Capelinha, Brotas, Barra Mansa, Barbarema, Blumenau, Botucatu, Ituiutaba e Rangel Pestana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;