Esportes Titulo
Fifa proíbe jogos internacionais acima de 2.750 metros de altitude
Do Diário OnLine
Com AFP
15/12/2007 | 12:12
Compartilhar notícia


A Fifa (Federação Internacional de Futebol) decidiu nesta sábado, durante a reunião do Comitê Executivo da entidade em Tóquio (JAP), que, caso não existe a devida aclimatação dos jogadores, estão proibidas as partidas internacionais a mais de 2.750 metros de altitude.

De acordo com o presidente da Fifa, Joseph Blatter, é preciso proteger a saúde dos atletas do futebol. “Foi recomendado aplicar o mesmo limite a todas as partidas internacionais", assinalou.

Blatter disse que até junho de 2008, quando será disputada a próxima rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, será possível elaborar como será aplicada exatamente esta decisão. Os estádios nos quais se aplica a proibição estão localizados na América do Sul, em países como Bolívia, Equador, Peru e Colômbia.

Em maio de 2007, a Fifa já havia estabelecido um limite de 2.500 metros de altitude. Esta decisão, entretanto, provocou o aborrecimento de vários países sul-americanos, que contam com estádios acima dessa altura.

Com isso, o veto foi elevado em junho para lugares acima dos 3.000 metros, o que permitia deixar de fora da proibição vários campos em que estava prevista a disputa de partidas classificatórias para o próximo Mundial.

O novo limite de 2.750 metros foi fixado seguindo-se as recomendações dos especialistas médicos de todo o mundo, que se reuniram em um seminário sobre esta questão em outubro, em Zurique (SUI).

A outra grande medida aprovada na reunião do Japão neste sábado foi a colocação em andamento do Programa de Assistência à Arbitragem, através do qual se buscará uma maior profissionalização dos árbitros de futebol, potencializando sua preparação tanto em eventos internacionais, como nacionais.

“O futuro de nosso esporte está intrinsecamente vinculado à qualidade da arbitragem. Por isso, o novo Programa de Assistência à Arbitragem é decisivo para o futebol. A implementação deste programa assinala o início de uma nova era na história do jogo”, afirmou Blatter.

Em relação à tecnologia para decidir os gols ‘duvidosos’ (quando a bola passa pouco da linha ‘fatal’ e o juiz fica em dúvida se ela entrou ou não), que está sendo testada durante o Mundial de Clubes no Japão, a Fifa determinou que a questão será submetida a um debate na reunião prevista para 8 de março de 2008 em Gleneagles (Escócia).

A Fifa, além disso, decidiu colaborar com a Uefa (União Européia de Futebol) em um estudo sobre a saúde e o doping, promovendo controles cardíacos dos jogadores, como aconteceu antes do Mundial da Alemanha, em 2006.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;