Internacional Titulo
Médico cria aparelho de combate à depressao
Por Do Diário do Grande ABC
12/10/1999 | 11:57
Compartilhar notícia


Um ex-operário da construçao naval sofria de uma depressao muito forte, que nao cedia a qualquer das terapias conhecidas e estava tao mal que tinha dificuldade até em sair de casa.

Os médicos lhe implantaram um pequeno aparelho similar a um marca-passo para estimular um setor do cérebro que se acredita estar ligado ao ânimo e no mesmo dia o paciente começou a rir.

"Foi notável", lembrou o doutor Mark George da Universidade de Medicina na Carolina do Sul, que fez a operaçao.

``Perguntei se ele se sentia obrigado a rir ou se estava sentindo-se bem e ele respondeu que ambas as coisas', declarou o médico.

A estimulaçao de um nervo que vai da nuca até uma das regioes mais misteriosas do cérebro parece tao promissora para aliviar uma depressao até há pouco sem tratamento que o governo acaba de estender a permissao para testá-la em uma pesquisa em 15 hospitais de todo o país.

O tratamento, chamado estimulaçao do nervo vago, consiste em enviar pequenos estímulos elétricos a esse nervo, que em seguida transmite os impulsos às regioes mais profundas do cérebro.

Aproximadamente a metade dos 30 pacientes deprimidos tratados em um estudo-piloto, pessoas nas quais falhara todo tipo de tratamento, ``teve uma resposta muito boa', declara o doutor George.

Os cientistas acreditam que a estimulaçao desse nervo poderia ter efeitos mais profundos como o fortalecimento da memória ou o tratamento da obesidade, controlando o apetite.

Isto se deve ao fato de que o nervo vago é o que o doutor Mitchell Roslin, do Centro Médico Maimonides do Brooklyn, classifica de ``uma das super-vias informativas' entre o cérebro e outros órgaos.

Transmite mensagens, como os sinais para regular os batimentos cardíacos, e retransmite mensagens ao cérebro, para dizer que o estômago está cheio, por exemplo.

O nervo também chega até regioes profundas do cérebro que se acredita que regulam o ânimo e as emoçoes, declarou o doutor John Rush, do Centro Médico Southwestern da Universidade do Texas, que dirige o estudo-piloto sobre a depressao.

Se o implante instruir realmente os circuitos deprimidos do cérebro para que ajam mais normalmente poderá ajudar muitas das vítimas de depressao, que só nos Estados Unidos sao cerca de um milhao, para as quais a terapia convencional nao dá alívio.

O estimulador é, basicamente, um marca-passo do cérebro, um gerador do tamanho de um relógio de bolso implantado no peito.

Dele saem fios que vao até o pescoço para estimular o nervo com intervalo de minutos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;