Internacional Titulo
Arafat quer terminar conflito com Israel sem fazer concessoes
Por Do Diário do Grande ABC
08/07/2000 | 14:33
Compartilhar notícia


O presidente da Autoridade Palestina, Yasser Arafat, irá a Camp David para tentar o fim de um conflito de meio século com Israel, mas com uma intençao firme de negociar a restituiçao de todos os territórios ocupados, embora isso pudesse conduzir a outra onda de violência.

Arafat disporá de três trunfos - a resoluçao 242 do Conselho de Segurança, a declaraçao do Conselho Central da OLP (CCOLP) para a proclamaçao de um Estado independente no dia 13 de setembro e as ameaças implícitas de novas violências - para pressionar o primeiro-ministro israelense, Ehud Barak, que chega ao encontro de cúpula com uma coalizao governamental sumamente fragilizada.

Yasser Arafat e sua delegaçao defenderao o estabelecimento de um Estado palestino independente em toda a Cisjordânia e Faixa de Gaza, com Jerusalém como capital.

``Acho que Arafat nao fará nenhuma concessao, firmando-se nas resoluçoes internacionais e se servirá delas como base de discussao', declarou Hanna Nasser, presidente da Universidade de Bir Zeit na Cisjiordânia.

``Se isto nao funcionar, o que provavelmente vai acontecer, acredito que a situaçao se tornará explosiva', acrescentou. O encontro entre Arafat, Barak e o presidente norte-americano Bill Clinton começará terça-feira.

``Arafat pretende voltar vitorioso das pressoes norte-americanas e israelenses e tratará de reforçar sua posiçao ante o público com a imagem de um homem que nao faz concessoes', disse Ghassan al-Jatib, do Centro de Meios e Comunicaçoes de Jerusalém.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;