Setecidades Titulo Saneamento
Sabesp entregará estação
de tratamento na Billings

Equipamento irá aumentar a produção de
água em mais 500 litros por segundo

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
12/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Serão finalizadas neste mês as obras de melhorias e ampliação da ETA (Estação de Tratamento de Água) Rio Grande, na Represa Billings, em São Bernardo. As intervenções aumentarão em 10% a capacidade de produção no equipamento, passando de 5.000 para 5.500 litros por segundo. O investimento aplicado pela Sabesp (Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo) é de aproximadamente R$ 22 milhões.

Todo o volume de produção adicional, de 500 litros por segundo, será enviado para abastecer população originalmente atendida pelo Sistema Cantareira, o mais afetado pela crise hídrica do Estado. Atualmente, 600 litros de água por segundo são transferidos do Rio Grande para servir a aproximadamente 180 mil pessoas de locais antes providos pelas represas do Cantareira.

Mesmo assim, a região também será beneficiada com a intervenção. Da produção atual, 4.400 litros de água por segundo ficam para o consumo da população do Grande ABC. Considerando o volume excedente que será disponibilizado após a conclusão da obra, passarão a ser reservados para os clientes da região 4.900 litros por segundo – aumento de cerca de 11,4%.

“A capacidade de tratamento será ampliada por meio de substituição de tecnologia. Será adotado o modelo de membranas filtrantes em substituição aos decantadores convencionais”, explica o superintendente da unidade de negócios Sul da Sabesp, Roberval Tavares de Souza. Ele acrescenta que, com a alteração, o processo de purificação é feito mais rapidamente, mas com a mesma qualidade.

O Sistema Rio Grande, que atende cerca de 1,6 milhão de pessoas de Santo André, São Bernardo e Diadema, estava ontem com 74,6% da sua capacidade. “Está com bom nível de reservação, considerando que estamos no final do período de estiagem. O ano hidrológico tem início em outubro”, garante o superintendente. Mesmo assim, ele alerta à população que é fundamental continuar economizando água (leia abaixo).

O manancial com situação mais delicada é o Cantareira, que ontem registrava apenas 5% do volume acumulado, já incluindo a utilização da reserva técnica. Cerca de 8,1 milhões de pessoas de dez municípios (entre eles São Caetano) dependem das represas desse sistema. Há um ano, o armazenamento era de 39,2%.

Já o Sistema Alto Tietê – responsável por abastecer Mauá e outras sete cidades – estava ontem com 10,7% de volume armazenado. O Rio Claro, que abastece Santo André, Mauá e Ribeirão Pires, estava com 55,2% do total. Rio Grande da Serra é atendida pelo Ribeirão da Estiva.

No Grande ABC, 74% reduziram consumo no último mês

Nas quatro cidades atendidas pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) na região, 74% dos clientes reduziram o consumo de água em setembro. O levantamento engloba São Bernardo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Desse total, 45% economizaram 20% e tiveram desconto de 30% na fatura, enquanto 29% tiveram economia inferior a 20%.

Ribeirão Pires foi o município onde a população mais economizou: 47,2% reduziram o gasto em mais de 20%, enquanto 28,7% diminuíram menos que o índice para obter o desconto. Em Diadema, 45,6% foram bonificados, enquanto 28% consumiram menos, mas sem atingir a porcentagem mínima.

Em Rio Grande da Serra, 42,9% receberam bonificação e 30% reduziram o gasto em menos que 20%. Já em São Bernardo, o desconto na fatura foi aplicado para 43,4% dos clientes, enquanto 29,5% não foram premiados, mas também economizaram água no período.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;