Diarinho Titulo
Cachorro-vinagre, fedido e corajoso
Do Diário do Grande ABC
09/05/2010 | 07:06
Compartilhar notícia


 

Você sabe por que o cachorro-do-mato-vinagre tem esse nome? Muitos garantem que é por causa do cheiro forte da urina, mas há estudiosos que dizem que é em razão da cor do pelo, a mesma do vinagre de vinho, uma mistura de vermelho, marrom e alaranjado.

Seu nome científico é Speothos venaticus. É considerado um dos menores canídeos silvestres brasileiros, ou seja, um dos menores cães que vivem em florestas e cerrados. Tem orelhas pequenas e arredondadas, focinho pontudo, cauda e patas bem curtinhas que o ajudam a cavar o solo. Mede até 70 cm e pesa de 5 kg a 8 kg.

Habita florestas e cerrados, principalmente áreas próximas a rios, sendo ótimo nadador graças às membranas que unem os dedos das patas. Isso permite que se movimente com rapidez e até consiga caçar dentro da água. Pode ser encontrado em países da América do Sul e no Sul do Panamá. No Brasil, vive na Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal e Amazônia.

Esse bichinho é muito corajoso. Ataca animais bem maiores do que ele, como cutia, paca e capivara. Também alimenta-se de peixes, aves, anfíbios e pequenos répteis. A gestação dura 67 dias e nascem de dois a cinco filhotes.

A espécie corre risco de extinção por causa do desmatamento, que diminui seu habitat. Por causa disso, há vários vivendo em cativeiro participando de projetos que incentivam sua reprodução.

Diferentemente dos cães domésticos, o cachorro-do-mato-vinagre precisa viver livremente na natureza para caçar. Em cativeiro, é cercado de cuidados para que possa apresentar comportamento parecido com o que teria em seu habitat.

Como outros animais selvagens, ele precisa que a natureza seja preservada para que possa se alimentar e encontrar abrigo, caso contrário sua sobrevivência estará em risco.

Consultoria da bióloga Catia Melo, do Zoológico de São Paulo

 
Cheiro forte
O cheiro é mais importante para os bichos do que para o homem. Pelo faro, localizam alimentos, fogem do perigo, encontram parceiros.

As gazelas, por exemplo, ao sentir o cheiro do leão, fogem para não ser atacadas. Também é pelo cheiro que o macho sabe que a fêmea está no cio, época de se reproduzir, e vai atrás dela.

Muitos têm urina muito forte e fazem xixi em todo canto, como cães e felinos. Assim, eles demarcam o território e avisam os outros que a área já tem dono.

Algumas espécies exalam cheiro forte, como o cachorro-vinagre. O mais famoso é o gambá, que tem uma glândula perto da cauda que esguicha líquido com odor muito fedido, usado para espantar os predadores. Nenhum outro faz isso.

Saguis também possuem cheiro característico, bem como micos-leões, que se esfregam nos galhos. A girafa também marca presença. Acredita-se que o cheiro, provocado pela mistura de substâncias químicas contidas no pelo, serve para protegê-la de parasitas, funcionando como repelente.

Consultoria do biólogo Guilherme Domenichelli


Há seis cães selvagens brasileiros
A família dos canídeos brasileiros é formada por seis espécies, incluindo o cachorro-do-mato-vinagre. Todos vivem escondidos na mata, têm nadadeiras entre os dedos e têm hábito de caça bem parecidos, sendo capazes de atacar animais bem maiores. Nunca foram domesticados pelo homem. Saiba um pouco sobre os demais:

LOBO-GUARÁ: O maior e mais ameaçado, chega a 2 m de comprimento. Tem orelhas largas, patas longas, pelo comprido, vermelho-dourado.

CACHORRO-DO-MATO-DE-ORELHA-CURTA: O menos conhecido, pesa cerca de 10 kg e tem esse nome porque tem orelhas bem pequenas.

CACHORRO-DO-MATO: O mais conhecido entre eles, é chamado popularmente de raposa. Chega a 1 m, tem pelo acinzentado e castanho.

RAPOSA-DO-CAMPO: Tem 1 m, pelo cinza-amarelado, orelhas e patas avermelhadas

GRAXAIM-DO-CAMPO: Tem 60 cm, pelo cinza, cauda e orelhas longas, encontrado somente no Sul.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;