Setecidades Titulo
ONG faz caminhada em Paranapiacaba
Por Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
16/09/2008 | 08:23
Compartilhar notícia


A ONG (Organização Não-Governamental) Caneco Verde, de São Paulo, prepara uma caminhada ecológica em Paranapiacaba, em Santo André, para o próximo fim de semana em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, celebrado no dia 22 de setembro.

A idéia em fazer o passeio no local surgiu depois que o presidente em exercício da ONG, Felipe André Pill, 30 anos, soube da campanha Sabendo Usar Não Vai Parar, que o Diário lançou, no último dia 1º, para mobilizar instituições, poder público e população em geral a abraçar a causa do Dia Mundial Sem Carro. "Somos preocupados com o meio ambiente. A maneira que encontramos para participar do movimento foi fazer um passeio", diz Pill.

A caminhada seguirá pelas trilhas de Paranapiacaba e da Vila Taquarussu, na divisa entre Santo André e Mogi das Cruzes, que concentram várias trilhas, cachoeiras, vales e mirantes. O ponto de encontro será às 9h30 na estação ferroviária de Rio Grande da Serra. De lá, o grupo seguirá em ônibus até Paranapiacaba. "A idéia é passar pela Cachoeira da Fumaça e a Cachoeira do Vale, mas isso vai depender de quantas pessoas farão o passeio. Durante o percurso, falaremos sobre a importância de usar o carro de maneira consciente para preservar o meio ambiente", afirma Pill, que integra a ONG há oito anos.

No dia 22, a caminhada será aberta a pessoas interessadas em ajudar na manutenção das trilhas. Para participar basta entrar em contato com a ONG pelo telefone 9249-7293.

História - O Dia Mundial Sem Carro foi implementado pela primeira vez na França, em 22 de setembro de 1998. Em 2000, a União Européia instituiu a Jornada Internacional Na Cidade Sem Meu Carro, reunindo 760 cidades e em 2001, 1.683 cidades participaram.

Ainda em 2001, 11 cidades brasileiras aderiram ao Dia Mundial Sem Carro. No Grande ABC, o movimento ganha força este ano, com a adesão efetiva de Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;