Cultura & Lazer Titulo
Verdade equivocada
Por Natane Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
03/02/2008 | 07:11
Compartilhar notícia


A memória pode falhar, mas, assim como hoje, há 12 anos, São Paulo vivia o pânico coletivo de uma onda de violência que parecia não ter fim. Os últimos meses de 1996 foram marcados por uma mobilização pública com o objetivo de caçar, condenar e punir os assassinos de um jovem casal de classe média.

O caso, amplamente divulgado pela imprensa, é desvendado agora pelo jornalista Carlos Dorneles, autor de Bar Bodega – Um Crime de Imprensa (Editora Globo, 264 págs., R$ 26, em média).

Repórter da Rede Globo desde 1983, Dorneles partiu de entrevistas com os envolvidos nas investigações e de exames de laudos processuais para reconstituir as circunstâncias do crime ocorrido no dia 10 de agosto de 1996 e o escândalo jurídico que o sucedeu.

História - Naquela noite, um grupo de homens armados entrou no Bar Bodega, de propriedade dos atores Luis Gustavo e dos irmãos Tato e Cássio Gabus Mendes, na Capital. O que seria mais um assalto, terminou com tiros a queima-roupa contra o dentista José Renato Tahan, 26 anos, e contra a estudante de odontologia Adriana Ciola, 23.

O fato, ocorrido em um local freqüentado pela elite paulistana, ganhou logo as manchetes dos jornais. Familiares e imprensa pressionaram a Polícia por soluções imediatas.

Dos nove suspeitos detidos, um era menor. A vida de Cléverson e seu envolvimento com a criminalidade serviram para que o repórter oferecesse dramaticidade ao livro. Ele acompanhou momentos da biografia do acusado e mostra como a exclusão social condenou seu futuro.

O clímax da narração acontece quando, após alguns meses da detenção dos nove homens, sete são libertados por insuficiência de provas.

Os jornais e revistas calaram-se. Para o autor, a imprensa, que não poupou esforços para apaziguar a população sedenta por culpados, falhou ao não divulgar na mesma proporção o erro cometido pela Justiça contra os suspeitos inocentados.

Além de registrar a veracidade dos fatos, Carlos Dorneles, em Bar Bodega – Um Crime de Imprensa, propõe uma reflexão acerca da influência da mídia na sociedade.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;