Setecidades Titulo
Pais protestam contra esgoto perto de escola
Por Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
30/09/2005 | 08:22
Compartilhar notícia


Pais de alunos da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Arlindo Miguel Teixeira, localizada no bairro Serro Azul, em São Bernardo, protestaram quinta-feira contra a falta de canalização de um córrego tomado pelo esgoto na rua José Rodrigues e na estrada dos Alvarenga.

No último dia 15, o Diário publicou reportagem que mos-trou o problema que os mo-radores da área tem enfrentado, mas a situação no local permanece idêntica. Todos os dias, pais e alunos são obrigados a andar no meio do esgoto enquanto caminham em direção à escola.

"Cadê o Dib (prefeito Willian Dib)? Queremos melhores condições para nossas crianças estudarem. Esgoto canalizado, reforma do asfalto, calçadas e sinalização de trânsito já", era o que estava escrito numa faixa estendida em um dos trechos tomados pelo esgoto. "A situação está insuportável. Nossos filhos correm riscos de contraírem diversas doenças", reclamou a dona-de-casa Célia de Oliveira, 22 anos.

"O pior trecho é próximo ao ponto de ônibus. Quando a água suja fica acumulada na sarjeta, os carros passam pela estrada dos Alvarenga e molham quem anda pela calçada", disse Célia. "Nós e as crianças ficamos sempre sujos. Tenho de dar banho no meu filho duas vezes: antes e depois da escola", contou a moradora Roseli Alvarenga, 40 anos.

No dia 15, a Prefeitura informou que havia enviado uma equipe da Secretaria de Serviços Urbanos na área para avaliar a situação. Agora, a Prefeitura diz que a limpeza do córrego por onde passa o esgoto ainda não pôde ser realizada porque a ação necessita de licenciamento ambiental do governo estadual, por se tratar de um bairro em área de manancial.

Resposta – A Prefeitura acrescentou que a Secretaria de Habitação e Meio Ambiente do município está buscando junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e demais órgãos de fiscalização ambiental atender aos procedimentos necessários para que a limpeza seja feita o mais breve possível.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;