Setecidades Titulo
Lixão clandestino ameaça condomínio
Por Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
24/09/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


O problema se arrasta há pelo menos sete anos. O lixão clandestino que aumentou com o passar do tempo agora preocupa moradores do condomínio New York, na Rua Soldado Dorival de Brito, na Cidade São Jorge, em Santo André. Há risco visível de desabamento.

Nesta semana, o muro que separa o condomínio de um terreno particular cheio de entulho de concreto e lixo arrebentou, encheu a área de sujeira e ainda abriu acesso para quem quiser entrar, através da Rua Pernambuco.

Além do problema do mau cheiro e surgimento de bichos, como cobras e ratazanas, carros dos condôminos já amanheceram com vidros quebrados ou danificados por causa da invasão alheia.

"A montanha de entulho serve como plataforma para as pessoas observarem o local. É um sufoco quando crianças jogam pedras lá de cima", disse o síndico do condomínio, André Luís Rodrigues, que já considera processar o proprietário da área por conta da demora no posicionamento. O síndico até cogitou fazer o reparo por conta. "Mas o problema é o lixo. O aluguel da máquina para retirar é muito caro", explicou.

Há um ano, o Diário noticiou o mesmo problema, ainda antes de o concreto ceder por causa do excesso de lixo. Na ocasião, a Prefeitura informou que notificaria o dono do terreno, não identificado pela administração, para fazer a limpeza. O aviso foi refeito.

Para evitar o descarte de entulho no local, o Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André informou que instalou nesta semana um tubo de concreto para obstruir a passagem de caminhões. 

INVASÃO
A situação, que já era perigosa, se agravou há cerca de seis meses, quando uma família resolveu levantar uma casa em cima do entulho. Por lá moram seis pessoas, sendo quatro crianças, que brincam em meio ao entulho e vivem às margens do barranco.

A Defesa Civil esteve no endereço nesta semana, autuou o dono e deu prazo até hoje para a família deixar a área. Segundo laudo, o risco de desmoronamento é iminente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;