Cultura & Lazer Titulo
Teatro-Escola Célia Helena faz 25 anos
Por Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
15/09/2002 | 19:52
Compartilhar notícia


  O Teatro-Escola Célia Helena comemora 25 anos de existência. Uma das instituições de ensino teatral mais respeitadas de São Paulo, o Célia Helena preparou uma programação especial, com entrada franca, para comemorar a data. O Ator e o Pensamento Criador é o tema – dicutir e refletir sobre o trabalho do ator, portanto, é a idéia.

Os cineastas Ugo Giorgetti e Tata Amaral, o diretor de TV Ricardo Waddington, os atores Raul Cortez e Bete Coelho e o autor Otávio Frias Filho participam da programação. Haverá também uma apresentação da peça Três Cigarros e a Última Lasanha, de Fernando Bonassi e Victor Navas, com Renato Borghi dirigido por Débora Dubois. Esta segunda é o dia de Raul Cortez, que fala sobre O Teatro do Ator.

“O teatro hoje é muito pautado pela TV e pelo cinema hollywoodiano, há espetáculos cuja preocupação é facilitar, facilitar e facilitar. A TV e o cinema convergem quando buscam o ator no teatro, e o teatro está abdicando desse papel, precisa tomar consciência e recuperar terreno. Pensamos não no que é a TV de hoje, mas no que poderia ser a TV do ator, quais suas possibilidades”, afirma o diretor Marco Antonio Rodrigues.

A atriz Lígia Cortez (filha de Raul Cortez e Célia Helena), Rodrigues e a preparadora corporal Ana Thomaz são os diretores artísticos da escola. “Trabalhamos mais a questão do artista criador que o ferramental técnico do ator. Submetido a uma cultura medíocre, o ator muitas vezes não sabe o que está fazendo, e ter consciência do que se faz obriga a uma escolha ética”, diz Rodrigues.

O Ator e o Pensamento Criador – Ciclo. Segunda: O Teatro do Ator, com Raul Cortez. Terça: O Cinema do Ator, com Ugo Giorgetti e Tata Amaral. Dia 18: leitura de O Terceiro Sinal, de Otávio Frias Filho, com Bete Coelho e o autor. Dia 19: A Televisão do Ator, com Ricardo Waddington. Dia 23: apresentação de Três Cigarros e a Última Lasanha, de Fernando Bonassi e Victor Navas, com Renato Borghi e direção de Débora Dubois. Sempre às 21h. No Teatro-Escola Célia Helena – av. São Gabriel, 462, São Paulo. Tel.: 3884-8294. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;