Memória Titulo
Este álbum de figurinhas começa pelo Taboão

Memória passou esta semana no Taboão. Em pauta, a reconstituição histórica deste bairro de São Bernardo, na divisa com São Paulo e Diadema

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
30/09/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Memória passou esta semana no Taboão. Em pauta, a reconstituição histórica deste bairro de São Bernardo, na divisa com São Paulo e Diadema. Ouvimos, gravamos depoimentos e fotografamos 30 moradores, em companhia dos parceiros da Secretaria Municipal de Planejamento - Victor, Claudecir, Marise e Ligeirinho. E neste sábado, no campo do Grêmio Taboão, fotografaremos, um a um, os veteranos do time, para um álbum de figurinhas que se esboça 55 anos após o lançamento do primeiro, aquele feito em São Caetano por Oswaldo Bisquolo.

O álbum de figurinhas integrará os clubes da cidade que praticam futebol em campeonatos envolventes que mexem, literalmente, com a várzea de São Bernardo. Temos muitos campos nos bairros, em bacias hidrográficas que o projeto iniciado pretende redescobrir. E na defesa das suas cores, os jogadores/operários revivem, em pleno 2011, as grandes disputas futebolísticas do nascente parque industrial do Grande ABC, formado timidamente a partir do final do século 19.

Nesta foto, os jovens do Grêmio Taboão, veteranos de hoje. O moço de boné (ao centro) chama-se Marcos Antonio da Silva, o Marcão, presidente atual do Grêmio Taboão. É ele quem nos apresentará os veteranos do clube para as fotos históricas a serem feitas amanhã. 

PROFISSIONALISMO
Pelas mãos do empresário Geraldo Camarini, o Grêmio Taboão viveu a sua fase de profissional: disputou a Terceira Divisão do futebol paulista. Figura obrigatória no Caderno de Esportes do Diário, nos anos 1970, Camarini também foi entrevistado no projeto Memória do Taboão. O clube nasceu EC em 1947 e virou Grêmio em 1969. 

DONA LIA
Entre os 30 entrevistados do Taboão, estivemos na casa de Marines Fonseca, a Dona Lia. Ela é a guardiã da Memória do Carnaval do bairro, sucesso absoluto entre os anos 1970 e 1980 graças à Escola de Samba Unidos do Taboão. Do acervo de Dona Lia selecionamos mais de 40 fotos, a maioria do Carnaval do passado, mas várias da escola pública e esta dos veteranos do Taboão. O resultado do trabalho será devolvido ao bairro em forma de exposições, álbuns e publicações. 

Legenda da foto: Na sede do Grêmio Taboão, os esportistas do bairro numa data incerta dos 1970: Roma, Wilson, Delcio, Santo, Cubia, Marcão, Zé Preto, Juarez, Garoa e Marquinhos

Fausto Polesi 

Nas corridas da lanterna, que o News Seller promovia, o corredor seguia com uma caixa de fósforos, dentro das regras estabelecidas. Se a vela da lanterna apagasse, ele precisava parar e reacender. O público colaborava. Havia um entrosamento com o competidor. Era uma prova interessante que até poderia voltar: bonita, com um visual lindo, as lanternas coloridas. A largada era um show à parte, com aquela multidão de corredores alegrando o Centro andreense.

Fonte: entrevista gravada em 27-4-1988.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 30 de setembro de 1981 

Primeira página - Favelados vão ao Paço de Santo André cobrar promessa; energia elétrica mais cara nas favelas. 

São Bernardo - Fechada a Companhia Brasileira de Plásticos Monsanto, em Nova Petrópolis; poço artesiano da antiga industria desativado; ruas vão ter árvores frutíferas. 

Trabalho - Mercedes-Benz retoma amanhã sua produção: 9 mil trabalhadores estavam de licença desde10 de agosto. 

Jornalistas - Assume a nova diretoria da Secção Regional do ABC do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo: Alzira Rodrigues é a nova presidente. 

Futebol - Sebastião Lapola volta dois anos e meio depois ao comando técnico do EC Santo André.

EM 30 DE SETEMBRO DE... 

1871 - Professor Gabriel Oscar de Azevedo Antunes nasce em Pirassununga. Hoje é nome de escola em Santo André. 

1971 - Lançada a pedra fundamental do prédio da Justiça do Trabalho em Santo André: Avenida Ramiro Colleoni, confluência com a Rua Álvares de Azevedo, neste terreno triangular onde funciona hoje o Consórcio Intermunicipal, às margens do Córrego Carapetuba.

- Polícia realiza a operação Teia de Aranha, no Grande ABC e Grande São Paulo, para flagrar "subversivos, marginais e sonegadores de impostos".

Trabalhadores

Nascem em 30 de setembro: 

1922 - Laurindo Geraldo, de São Paulo. Operário da Rhodia. Residia à Rua Grã Bretanha, 183.

1930 - Joatan Pereira Dias, de Alagoas. Operário da Quimbrasil. Residia à Rua Regente Feijó, em Vila Assunção.

1939 - Lorival dos Santos, de São Paulo., Auxiliar de laboratório da Eletrocloro. Residia à Rua Capitão José Gallo, em Ribeirão Pires.

Fonte: 1º livro geral de registros dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

HOJE 

Dia da Secretária, Dia Nacional do Jornaleiro, Dia do Ferroviário, Dia Internacional da Navegação e Dia Mundial do Tradutor.

A função de secretária surgiu nos EUA, na década de 1930, e, no Brasil, após a II Guerra Mundial, com a expansão industrial.

O Dia do Ferroviário marca também a criação da Rede Ferroviária Federal, neste 30 de setembro, em 1957.

SANTOS DO DIA

Francisco de Borja, Jerônimo, Simão de Crépu e Gregório (o Iluminador).

São Jerônimo (Dalmácia, hoje Croácia, 347 - Belém, 30-9-420). Secretário particular do papa Damaso. Traduziu a Bíblia do grego e do hebraico para o latim. O conjunto final de sua tradução da Bíblia em latim chamou-se Vulgata e tornou-se oficial no Concílio de Trento.

FALECIMENTOS 

Na primeira quinzena de setembro faleceram em Santo André 12 pessoas com idades entre 82 e 83 anos. A informação é do Serviço Funerário Municipal:

Percilia Alves Darós, 83. Dia 6.

Maria Jacinta Aguiar da Costa, 83. Dia 14.

Irineu de Cuzzo, 83. Dia 10.

Emilio Bassetto, 83. Dia 14.

Anízio Garcia de Oliveira, 83. Dia 5.

Dolores Guerreiro Rodrigues, 83. Dia 4.

Maria Lucas Vieira, 82.Dia 3.

Maria Oliveira dos Reis, 82. Dia 3.

Aparecida Stoppa Augusto, 82. Dia 4.

Benedito Gonçalves de Souza, 82. Dia 2.

Luzia Rodrigues Ribeiro, 82. Dia 15.

Josefa Maria da Conceição Silva, 82. Dia 14. 

SANTO ANDRÉ

Ana Joaquina Martins, 92. Natural de Portugal. Dia 26, em São Bernardo. Cemitério de Vila Pires.

Pasquale Amoroso, 82. Natural da Itália. Dia 27, em São Bernardo. Cemitério Camilópolis.

Silvestre Estevam da Silva, 52. Natural de Valença do Piauí (PI). Dia 26, em São Bernardo. Cemitério Phoenix. 

SÃO BERNARDO

Maria Roza Chicaroni Goppi, 87. Natural de Pirassununga (SP). Dia 26.Cemitério da Paulicéia.

Júlio Gomes, 83. Natural de Capivari (SP). Dia 26. Cemitério dos Casa.

Leticia Pereira Mendes, 83. Natural de Ipiau (BA). Dia 27. Cemitério dos Casa.

Edeval Fernando de Mattos, 62. Natural de Mineiros do Tietê (SP). Dia 26. Cemitério da Paulicéia.

Haroldo de Assis Rezende, 51. Natural de Natividade da Serra (SP). Dia 27. Cemitério da sua cidade natal. 

SÃO CAETANO
(Cemitério das Lágrimas)

Alvina Felipe da Silva, 99. Natural de Curvelo (MG). Dia 26.

Nair Davi Tibério, 78. Natural de Caconde (SP). Dia 19.

Clarice Gomes Felipe, 67. Natural de Brotas de Macaúbas (BA). Dia 24. 

MAUÁ

Manuel Gallego César, 65. Natural da Espanha. Dia 27, em São Bernardo. Vale dos Pinheirais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;