Memória Titulo Memória
Drama no km 42,5: os trilhos afundam entre Ribeirão Pires e Rio Grande
Por Ademir Medici
10/02/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
memória


As chuvas castigaram extraordinariamente Grande ABC, São Paulo, Santos e outras cidades do Estado entre janeiro e fevereiro de 1919, conforme Memória tem mostrado em notícias extraídas dos jornais da época. E o sistema ferroviário chegou a ser interrompido, diante do deslizamento do solo que sustentava os trilhos para a passagem dos trens entre Ribeirão Pires e Rio Grande (da Serra) e também em trechos da Serra do Mar. Faltavam as fotografias daqueles momentos aflitivos.

Quem nos ajuda a ilustrar o que foi o drama vivido há 100 anos é o pesquisador Domingos Orlando, com raízes em Rio Grande da Serra e antigo colaborador da Memória. Mingo localizou uma coleção de fotografias do arquivo da São Paulo Railway dos problemas verificados no km 42,5, próximo à Estação Rio Grande – que no ano passado realizou o 14º Congresso de História do Grande ABC.

O terreno cedeu. Crateras engoliram os trilhos, o que obrigou a chamada “Inglesa”, primeiro, a interromper a passagem dos trens, depois fazer baldeações. O noticiário demonstra que os consertos vieram rapidamente, com relatórios diários transmitidos em telegramas ou telefonemas diretamente do Alto da Serra, como era chamado o distrito de Paranapiacaba.

Ela edita Raízes. Referência da Memória. Registro da História
A jornalista Paula Fiorotti, editora da revista Raízes, representou a Fundação Pró-Memória de São Caetano no Encontro São Paulo de Literatura, aberto em 21 de janeiro no Diário do Grande ABC numa iniciativa da Editora Matarazzo com o apoio do jornal. Paula descende de famílias pioneiras do Núcleo Colonial de São Caetano. Atua como profissional de imprensa há muitos anos em sua cidade, realizando brilhante trabalho na Pró-Memória. A revista Raízes é referência dentro e fora do Grande ABC. Luiz Romano tem levado edições ao Memofut (Grupo Literatura e Memória do Futebol), e a revista é ali elogiada e disputada.

Interação com o Facebook

‘Ora pro nobis’
Dada a situação como está, mais para urubu do que para uirapuru, é bastante natural que os basileiros em geral se agarrem em qualquer tábua de esperança que apareça no pedaço. Da crônica de Lourenço Diaféria publicada pelo Diário em 10 de fevereiro de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos...
Sexta-feira, 10 de fevereiro de 1989 – ano 31, edição 6985

Manchete – Acordo garante produção normal nas montadoras de veículos
Carnaval 89 – Mocidade Fantástica de Vila Alice sagra-se bicampeã em Santo André.
Em São Paulo, deu Camisa Verde e Branco. Unidos do Peruche ficou em segundo lugar e Rosas de Ouro, que resgatou a memória da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, em terceiro.
Santo André – Funcionários da Câmara Municipal em estado de greve. O vereador José Vicente Guerra atuou como taquígrafo numa das sessões.
Lilian Gouveia, 27 anos, advogada, é a nova comandante da Guarda Municipal, nomeada pelo prefeito Celso Daniel.
Cultura & Lazer – Orlando Mattos realiza mostras simultâneas. O pintor de Eldorado, Diadema, apresenta 25 trabalhos em sua cidade e mais 25 em São Bernardo.

Em 10 de fevereiro de...
1919 – O lavrador Antonio Rodrigues, 26 anos, morreu afogado num rio de São Bernardo, durante as últimas enchentes.
No Alto da Serra (Paranapiacaba), o menino Attilio, de 9 anos, filho de José Martins, ali residente, foi colhido por um trolley. Teve o pé esquerdo esmagado.
Integrantes da missão médica brasileira chegam ao Rio de Janeiro. Eles estiveram ao serviço dos hospitais militares franceses durante a guerra.
Lançado o primeiro volume da História da Colonização do Brasil, de Joaquim da Silva Rocha, chefe do Serviço de Povoamento, no Rio de Janeiro.
Do noticiário do Correio Paulistano: por proposta do presidente Wilson, dos Estados Unidos, vai ser constituído o Conselho Supremo Econômico dos Aliados.

Hoje
Dia do Atleta Profissional

Santos do Dia
Guilherme de Maleval
Escolástica (Reino Ostrogótico, Estado germânico, 480-542). Irmã gêmea de São Bento de Núrsia. Conta-se que iniciou sua vida consagrada a Deus antes de seu irmão

Municípios brasileiros
Celebram aniversários em 10 de fevereiro:

Em Tocantins, Cachoeirinha, Esperantina, Itapiratins, Lagoa da Confusão, Lagoa do Tocantins, Novo Jardim, Palmeiras do Tocantins, Pau D’Arco, São Bento do Tocantins e Taipas do Tocantins.
No Maranhão, São Raimundo das Mangabeiras.
No Rio Grande do Norte, Tenente Ananias.
Em Minas Gerais, Tiros.

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;