Nacional Titulo
Nova pesquisa sobre o HIV
Por
19/05/2011 | 00:00
Compartilhar notícia



Cientistas do Beckman Research Institute, nos Estados Unidos, conseguiram desenvolver em laboratório uma combinação de moléculas de RNA que, quando aplicadas no sangue dos camundongos, procuram e invadem as células infectadas pelo HIV, preservando as células saudáveis. Também conhecida por seu termo inglês, ácido ribonucléico, a molécula RNA, como o DNA, ácido desoxirribonucléico, são substâncias químicas das quais são feitos os genes e estão envolvidas na transmissão dos caracteres hereditários e na produção de proteínas. As proteínas são os principais compostos constituintes dos seres vivos e estão em produção constante pelas células sob ordem dos genes.

As moléculas combinada de RNA, desenvolvidas pelos cientistas, se une à cápsula que envolve o HIV assim que localiza as células doentes, e inicia um processo de degradação do vírus. Os resultados foram publicados pela revista Science.

A nova técnica desenvolvida pelos pesquisadores americanos para combater a multiplicação das células infectadas pelo HIV demonstrou ser promissora no controle do vírus em camundongos.

Os pesquisadores deixaram os ratos imunodeprimidos, ou seja, capazes de suportar as doenças sem se deixarem afetar e injetaram células humanas saudáveis e, depois, o HIV.

Houve forte queda nas concentrações de HIV, indicando um bloqueio da multiplicação do vírus.

Foi a primeira vez que um grupo conseguiu realizar essa experiência em células vivas em um animal. Os resultados podem vir a ser aplicados não só a AIDS, mas também a doenças como o câncer.

Por Yasmin Barcellos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;