Internacional Titulo
Washington se compromete a respeitar a soberania européia
Por Da AFP
17/09/2002 | 14:12
Compartilhar notícia


O secretário da Justiça americana, John Ashcroft, assegurou nesta terça-feira em Luxemburgo que os Estados Unidos respeitarão a soberania dos europeus e seus pontos de vista diferentes em relação a Washington em termos de luta contra o terrorismo.

"De modo algum os Estados Unidos deixarão de reconhecer a soberania das nações européias", declarou Ashcroft, durante uma coletiva de imprensa depois de um encontro com seu colega luxemburguês, Luc Frieden.

O secretário americano enumerou, no entanto, os pontos concordantes entre seu país e os europeus. "Existem tantos casos nos quais estamos de acordo que a cooperação será muito frutífera (...) se aprendermos simplesmente a coordenar nossas atividades e a compartilhar nossas informações", afirmou.

A UE e os Estados Unidos manifestaram este final de semana, em Copenhague, sua vontade comum de chegar a um acordo inédito de cooperação judicial e extradição, possivelmente durante o primeiro semestre de 2003, apesar das divergências que subsistem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;