Memória Titulo
Origens étnicas, a Itália mais próxima

Cibele Battistini, natural de São Bernardo, e o projeto de sua autoria...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
21/09/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Cibele Battistini, natural de São Bernardo, e o projeto de sua autoria que objetiva levar descendentes de italianos até a cidade ou vilarejo de onde vieram seus antepassados, em alguns casos há mais de um século.

A nossa conterrânea vive há seis anos na Itália. E descobriu que é possível mostrar o lado menos conhecido do País aos oriundis aqui do Grande ABC. São paisagens como as das fotos ontem mostradas e que continuamos a mostrar.

De nossa parte, temos uma representante na Itália. Dela aguardamos novas notícias e outras descobertas.

O pão caseiro, o moinho moras...
Texto - Cibele Batistini

Castiglioni, Chiesa, Crema, Lovere... Em muitos desses lugares da Itália se conservam a tradição e os valores de tempos atrás: o pão feito em casa, no forno a lenha; as geleias de fruta produzidas artesanalmente. Tudo isso, nos dias de hoje, vem sendo valorizado.

Descobri o Moinho Moras. A família Morassi levou em frente a atividade centenária do moinho e hoje toda a família trabalha com isso. Comprei a farinha deles, porque é sem conservantes e totalmente biológica. Lembrando: minha avó chamava-se Elisa Morassi e morreu em novembro do ano passado. 

Dessas experiências surgiu a ideia de levar outros descendentes à Itália, aproveitando a fase de crescimento do Brasil no âmbito turístico. 

Creio que muitas famílias teriam a curiosidade de conhecer a cidade de origem de seus antepassados. Quase sempre são lugares fora de cidades turísticas como Roma, Veneza e Florença. 

Para isso se tornar possível é necessário um tipo de viagem personalizada, de trem e até mesmo, se necessário, com assistência em língua portuguesa. 

Muitos desses vilarejos e cidadezinhas, ao receber um descendente, se organizam com o prefeito para uma reunião na praça, ou um tipo de festa. É sempre muito interessante, porque se observa alguém distante, do outro lado do oceano, voltando para conhecer as suas origens.

O projeto está em fase de lançamento. Quem quiser mais informações sobre modalidades e orçamentos deve procurar a Destine, que é o nosso representante no Brasil.

SERVIÇOS
Cibele Battistini está no Twitter e no Facebook como Origens Italianas Travel
Site com os contatos da Destine : www.destine.com.br
Site do Moinho Moras: http://www.molinomoras.it/
Comune di Castiglione di Garfagnana: http://www.castiglionegarfagnana.info/
Comune di Lovere: http://www.comune.lovere.bg.it/
Comune di Crema: http://www.comunecrema.it/
Comune di Prata di Pordenone: http://www.comune.prata.pn.it/

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Terça-feira, 21 de setembro de 1982 - Nº 5.011
Manchete - Itamarati condena o massacre de palestinos
Finanças - Bancos voltam a vender dólar no Grande ABC.
São Caetano - Rios serão limpos.
Movimento Sindical - Sindicalistas vão denunciar Uruguai à OIT.
Movimento Estudantil - Luta contra o ensino pago; elaboração de projeto alternativo de universidade pelos estudantes. Estas foram duas das propostas aprovadas dentro do 4º Congresso da UEE (União Estadual de Estudantes). O evento foi realizado em São Caetano, no último fim de semana, com 550 delegados de todas as faculdades do Estado.
Patrimônio - Aziz Ab'Saber, geógrafo, assume presidência do Condephaat.
Segunda Divisão - Em Cruzeiro, Cruzeiro 1, São Bernardo 0. Goleiro Eli perde invencibilidade de 1.072 minutos sem tomar gol.
Vôlei masculino - Pelo Mundialito, no Rio, mais duas vitórias brasileiras frente ao Japão e Coréia por 3 sets a 1; o adversário de hoje é a Coréia.

EM 21 DE SETEMBRO DE...
1916 - Florinda Albertina Daré Bitolo nasce no Largo São João Batista, bairro dos Meninos, hoje Rudge Ramos, em São Bernardo, filha de Pietro Daré e Rosalen Daré. O pai instalou o primeiro posto de gasolina do largo, uma bomba movida à manivela. Dona Florinda casou-se com Valentino João Bitolo, com quem teve três filhos: Jaime, Jairo e Rosa Maria. Tem sete netos e cinco bisnetos.
A família Daré é originária da Itália. Chegou a São Bernardo em 1886.Dona Florinda, 96 anos vivendo no Centro de Rudge Ramos.
1917 - São Paulo regulamenta o serviço de ligação das instalações elétricas.
1937 - Prefeitura abre crédito de 45 contos de réis para estudos, projetos e orçamentos dos serviços de água e rede de esgoto nos distritos de Mauá, Ribeirão Pires e Paranapiacaba, e na Vila do Rio Grande (da Serra). Para tal, são contratados os engenheiros Plínio de Queiroz, João França Pinto e Luiz A. P. Queiroz.

HOJE 
Dia da Árvore, Dia do Rádio e do Radialista, Dia do Fazendeiro, Dia Nacional de Luta dos Portadores de Deficiência, Dia Mundial da Doença de Alzheimer e Dia Internacional da Paz das Nações Unidas, Dia Mundial do Fair Play (instituído pela Fifa em 21/9/1997).

DIA DO RADIALISTA
Texto - Airton Marques
Profissionais do rádio reúnem-se hoje, das 19h às 21h, na pizzaria do Bigode, em Santo André, com transmissão pela Rádio ABC.

Dia para falar do nosso companheiro, o rádio, dos nossos assuntos regionais, a relação rádio-futebol, e projetar um futuro programa, para contar a sua história e seus personagens.

Estaremos com Anderson Afonso, Milton Grenzi, Antonio Eustáquio, Nelson Robles e novos nomes do rádio, entre os quais Miguel Fagundes e Roberto Dias, entre outros. 

O diretor da rádio ABC , Rodrigo Rocha será homena-geado. O presidente, do aniversariante da semana, EC Santo André, Celso Luis de Almeida, foi convidado.

SANTOS DO DIA 
Ifigênia, Mateus e Maura de Troyes.
Fonte - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Editora Vozes, 2012.
Ilustração - Nossa Senhora da Conceição. Início do século 19. Barro cozido policromado. Procedente de Santa Isabel. 
Fontes - Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
Luiz Queiroz dos Santos, 81. Natural de Afogados da Ingazeira (PE). Dia 18, em São Bernardo. Cemitério Curuçá.
João Rodrigues Corrêa Filho, 74. Natural de Birigui (SP). Dia 18, em São Bernardo. Cemitério Curuçá.
Terezinha Bastos Peres, 65. Natural de Valparaíso (SP). Dia 18, em São Bernardo. Cemitério Curuçá.

SÃO BERNARDO
Maria Espedita da Silva, 99. Natural de Pernamirim (PE). Dia 18. Cemitério da Paulicéia.
Clara Furtado de Souza, 90. Natural de Cedro (CE). Dia 19. Jardim da Colina.
Olinda Rodrigues de Souza, 90. Natural de Ponte Nova (MG). Dia 19. Cemitério de São Sebastião (MG).

SÃO CAETANO
Maria Amato Simões, 92. Natural de São Paulo (SP). Dia 10. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.
Erminda Tonetto Tosetto, 79. Natural de São Paulo. Dia 19. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.
Lídia Tozo Cicderoni, 80. Natural de São Paulo (SP). Dia 18. em São Bernardo. Cemitério das Lágrimas.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;