Memória Titulo
Nossos santos ao longo da história
Por Ademir Medici
31/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Diariamente, ao receber o seu exemplar do Diário, o professor e rotariano Eliseu Fedri abria na página Memória, ajoelhava-se e lia a seção dedicada aos Santos do Dia.

A informação foi prestada pelo próprio professor, numa entrevista que gravamos e cuja fita é um dos mais preciosos presentes que guardamos nestes 30 anos de caminhada diária.

 

NOTÍCIAS

Fomos aprendendo que chama sempre mais a atenção uma lembrança recente, como a de um time de futebol posado ou uma lembrança de formatura, do que uma foto rara e centenária.

Isso leva a uma lição da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero: o leitor se preocupa em ler primeiro a notícia da sua rua e do seu bairro para depois procurar as grandes manchetes, como as proporcionadas pela Guerra do Vietnã. Coisas do jornalismo.

 

E AS FOTOS?

Do mesmo modo, seria impossível a Memória nossa de cada dia sem as ilustrações diárias. O leitor quer ter a informação, preferencialmente ilustrada. E todas essas imagens – e informações, claro – devemos a você, leitor. Perdemos a conta de quantas já foram publicadas.

Das seções mais lidas está a dos Santos do Dia e o Obituário. Como seria impossível publicar os 50 casos de falecimentos diários aqui no Grande ABC, todos os casos, o obituário completo vai para ao DOL (Diário OnLine), com chamada no rodapé da página impressa.

 

A LEMBRANÇA DO GILI

Saudamos uma vez mais a memória de Vangelista Bazani (o Gili), que por meio do João de Deus Martinez nos repassou o calendário litúrgico de 1958 com estampas coloridas dos santos.

Aquelas imagens foram publicadas ao longo de 2010. Voltaremos a elas, já que aquele calendário completa 60 anos: 1958-2018. Esta é uma das metas da página Memória para o novo ano que começa amanhã. Eternamente agradecido, Gili.

 

ILUSTRAÇÃO

E nesta edição derradeira de 2017, o anúncio de página quase inteira do jornal O Estado de S. Paulo. Divulgando o jornal, o Estadão publicava os Santos do Dia do seu calendário da virada de 1917 para 1918.

Naquele tempo, o atual Grande ABC tinha pelo menos um jornal semanário – O Município de São Bernardo. O que falta é a sua coleção completa. Daí porque acompanhamos o Estadão, o Correio Paulistano e outros jornais paulistanos de 100 anos atrás, pincelando o noticiário que diz de perto ao nosso Grande ABC – o rural Grande ABC, o Grande ABC subúrbio do começo do século passado.

 

EFEMÉRIDES

Ao longo de 2017 destacamos os fatos principais ocorridos nos anos redondos com finais 2 e 7. Amanhã viramos a página e virão os fatos dos exercícios com finais 3 e 8 – de cinco em cinco anos.

De antemão nos lembramos da Lira de Santo André, nossa corporação musical mais antiga das raras que estão na ativa. A Lira foi fundada em 1918 – um centenário que Memória lembrará com muita alegria, até em homenagem ao leitor Manoel Henrique A. Silva, que não nos deixa esquecer.

Salve 2017. Que venha 2018. Obrigado, professor Eliseu Fedri.

 

Diário há 30 anos
Quinta-feira, 31 de dezembro de 1987 – ano 30, edição 6638

Manchete – México acerta dívida com base no plano de Bresser (ex-ministro da Fazenda do Brasil)

Ano-Novo – Movimento intenso nos terminais rodoviários.

Passagens acabam e fica difícil ir à Baixada Santista.

Nas estradas, o medo das tragédias.

Memória – O Réveillon de 1924.

Informática (Ivone Santana) – Lei do Software permite dúvidas e não satisfaz.

Futebol – Coutinho, centroavante histórico do Santos FC, é o novo técnico do EC Santo André.

 

Em 31 de dezembro de...
1917 – O Brasil na guerra. O jornal Fanfulla pede à colônia italiana ajuda para compra de uma esquadrilha de aeroplanos a ser oferecia ao Aero Clube brasileiro. A subscrição é aberta por nomes poderosos como os Siciliano, Matarazzo, Pinotti/Gamba, Puglisi, Martinelli, o próprio Fanfulla, Banca Francese e Italiana: 10 mil liras cada um.

1922 – Antonio Tito Costa nasce em Torrinha, no centro geográfico do Estado de São Paulo. Advogado e jurista, vereador em sua cidade natal, assessor do prefeito Lauro Gomes, prefeito e vice-prefeito de São Bernardo, deputado federal constituinte. Aos 95 anos, Dr. Tito advoga e prefere comparecer ao Tribunal de Justiça de São Paulo de Metrô, o que o livra do trânsito maluco paulistano

Governo brasileiro institui o Imposto de Renda.

 

Santos do Dia
Silvestre 1

Catarina Labouré

Melânia

 

Municípios Brasileiros
Celebram aniversários em 31 de dezembro:

Em São Paulo, Altair e Santa Cruz da Esperança

Outros 41 municípios aniversariam hoje. Quinze pertencem a Minas Gerais: Ataleia, Bom Jesus do Galho, Dores de Guanhães, Itaguara, Itinga, Jacinto, Lagamar, Padre Paraíso, Pains, Pratápolis, Rubim, São Gonçalo do Abaeté, São João da Ponte, Seritinga e Sobrália.

Hoje também é aniversário de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;