Setecidades Titulo Tecnologia
Alunos da Etec Jorge Street participam de etapa final de concurso tecnológico

Estudantes criaram dois aplicativos que visam facilitar tarefas do cotidiano

Nelson Donato
Especial para o Diário
04/11/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 Estudantes da Etec (Escola de Tecnologia Estadual) Jorge Street, em São Caetano, participam na próxima semana da final do programa Startup In School Google Cps, concurso cujo objetivo é estimular a criação de plataformas tecnológicas. Divididos em duas equipes, os alunos da região disputam o prêmio em três categorias: escolha do público, melhor aplicativo e projeto mais inovador. Os vencedores serão conhecidos no dia 11.

Lançado pela consultoria de inovação social Ideias de Futuro, em parceria com o Centro Paula Souza e o Google, o concurso contou em sua fase inicial com a participação de 500 estudantes de Etecs de todo o Estado. Ao fim da primeira fase, 11 grupos foram selecionados para a final. Para concorrer no último estágio, as equipes produziram vídeo no site YouTube, no qual eles apresentam seus projetos.

Os grupos da unidade de São Caetano que concorrem na etapa final desenvolveram aplicativos com funcionalidades distintas. O Walp, por exemplo, é uma plataforma criada para que doadores encontrem ONGs (Organizações Não Governamentais) próximas à sua residência. O programa conta com prestação de contas das entidades cadastradas e integração com mídias socais.

O outro trabalho finalista é o InVest (Dentro do Vestibular), software que tem como principal função ajudar alunos a se prepararem para o vestibular e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Um dos integrantes da equipe desenvolvedora, Vinícios Batistela Bispo, 17 anos, revela que está otimista quanto às chance de vencer o concurso. “Desenvolvemos algo realmente útil. Por meio dele é possível criar rotinas de estudo que priorizem às disciplinas que o usuário tem mais dificuldade.”

De acordo com a idealizadora do programa e diretora do Ideias de Futuro, Jaciara Cruz, o concurso é mais uma porta para jovens envolvidos com tecnologia colocarem na prática seus projetos, além de ser uma oportunidade para quem desejar alçar novos horizontes. “Com esse tipo de ação, nós queremos que os estudantes que estão prestes a se formar no Ensino Médio sejam proativos, e que pensem nos seus projetos pessoais e na carreira que querem seguir.”

Os aplicativos vencedores participarão no mês de dezembro de um dia de imersão na Google Campus São Paulo e também serão acompanhados por três meses pela Ideias de Futuro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;