Diarinho Titulo
O legal é inventar!
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
10/01/2010 | 07:12
Compartilhar notícia


Que tal colocar a cuca para funcionar e inventar um monte de brincadeiras legais para aproveitar melhor as férias? Deixe a TV e o computador um pouco de lado, reúna os amigos e abuse da imaginação. Você certamente não vai se arrepender.

Carolina de Sousa Batista, 10 anos, de São Caetano, usa a criatividade para se divertir com o irmão Leonardo, 8, e a amiga Isabela de Paula Camarelli, 8. Eles penduram panos no varal para que fiquem parecidos com paredes. Imaginam que os brinquedos são objetos de casa e formam uma família. "Parece um apartamento de tão apertadinho", diz Isabela.

Eles também brincam de lojinha; pegam roupas das bonecas para vender de mentirinha. Quando não tinha casa de boneca, Carol cortava caixas de papelão e com fita adesiva fazia pequenos móveis e eletrodomésticos, como geladeira, cama e banheira.

Os três são sortudos. Moram em uma rua sem saída, onde passa poucos veículos. Lá, podem andar de bicicleta, jogar queimada, brincar de pega-pega, mãe-da-rua, alerta. "Aprendi várias brincadeiras antigas com minha prima do Interior. São bem legais", afirma Carol.

Diversão - Camila Valério Pinto e a prima Stefanny da Cruz Oliveira, ambas de 10 anos, curtem inventar as próprias normas para brincadeiras que já existem. Na queimada ou pega-pega, por exemplo, determinam o que pode fazer e o jeito de jogar. "Se crio uma regra, tudo mundo tem de concordar, senão não vale", garante Camila.

Uma das brincadeiras preferidas das meninas e das amigas é bater cards do filme Crepúsculo. "Colocamos um bolinho de cards no chão. Batemos a mão por cima e aquelas que virarem são de quem está jogando", explica Victória Lopes, 10. Segundo Agnes Ribeiro Dias dos Santos, 10, todas curtem as brincadeiras de bater palmas, como ‘Pararapara'. "As que eu não sei, minhas amigas ensinam."

A ordem é brincar de montão!
Nas férias todo mundo deve se divertir de montão para se preparar para o novo ano escolar. Além de relaxar a mente e o corpo, brincar melhora o humor, desenvolve a criatividade e a coordenação e ensina a gente a conviver em grupo.

No entanto, não esqueça que tudo tem limite. Quando se reunir com os amigos, dê dicas de brincadeiras, mas nunca obrigue ninguém a fazer algo que apenas você quer. Não há nada mais chato do que alguém mandão no grupo.

Jogos têm regras que precisam ser respeitadas. Caso contrário, a diversão pode se transformar em brigas e provocar até choro. "Todo mundo tem de obedecer as normas criadas. Se não organizar direito, dá problema", afirma Victoria Lopes. "Quem não respeita tem de sair do jogo", completa Camila Valério Pinto.

Ao brincar, não vale incomodar os outros. Nada de bater bola no portão dos vizinhos. Esse tipo de atitude incomoda e pode acabar em confusão. Procure um local seguro e que não atrapalhe ninguém. Se o brinquedo cair na casa de outra pessoa, peça desculpas e permissão para pegá-lo. Se for brincar na casa de amigos, seja educado e não faça bagunça. Depois ajude a colocar tudo em ordem.

Consultoria de Suzy Camacho, psicóloga e terapeuta familiar

Condomínio vira clubinho nas férias
Quem mora em condomínio,em geral não tem do que reclamar. Tem companhia garantida para brincar, mesmo que a área de lazer seja pequena. Por menor que seja, dá para se divertir com jogos de tabuleiro, quebra-cabeça e até formar um clubinho de leitura, em que cada um traz um livro que já leu.

Daiane de Sousa Real, 11 anos, de Santo André, diz que adora brincar com os amigos do prédio de caça ao tesouro. Alguém esconde um objeto e os outros participantes têm de seguir as pistas até descobrir onde está. "Aqui tem bastante espaço para a gente poder brincar disso", conta Giovanna Neves Souza, 10.

Segundo Tauane de Sousa Real, 9, no condomínio é possível conhecer bastante gente e fazer novos amigos. "Se eu morasse em casa, não poderia sair na rua porque é perigoso. O prédio é mais seguro. Tem até jardim", afirma.

As amigas garantem que o segredo é todos respeitarem as normas do lugar, como não correr no estacionamento. Além disso, não há problema quando os pequenos Rayssa Cavalcante da Silva e Bruno Vicentini, ambos de 2 anos, estão por perto. "Eles são nossos xodós", fala Tuane.

Dicas para abusar da criatividade
Que tal organizar um teatrinho com os amigos?Pegue uma história que já existe para se inspirar e escrever as falas dos personagens. Com a permissão de um adulto, vasculhe a casa atrás de roupas que podem servir como figurino. Quando tudo estiver pronto, reúna as famílias para a apresentação.

Pode ser teatrinho de fantoches. Em vez de utilizar bonequinhos, coloque a imaginação para funcionar e desenhe os personagens nos próprios dedos.

Organize sessão de cinema com as animações preferidas da turma. Peça a permissão e ajuda de um adulto, que pode preparar a pipoca e o suco.

As meninas podem brincar de ateliê de moda. Basta pedir em casa retalhos de tecido, fitas, botões, linha e agulha (cuidado ao usá-la). Crie roupas para as bonecas e depois faça um desfile bem legal.

Outra atividade legal é organizar um chá de bonecas. Chame as amigas e peça para cada uma trazer a sua e algo gostoso para comer.

Se curte videogame, reúna os amigos e promova um campeonato.

Invente um concurso de canto ou poesia.

Tire os lápis de cor do estojo, pegue papel e abuse da imaginação. Depois faça uma exposição com os desenhos que você e os amigos produzirem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;