Esportes Titulo
Grande ABC é medalha de ouro no Mundial de Kiev
Por Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
27/04/2002 | 00:53
Compartilhar notícia


Um dia depois de conquistar o vice-campeonato mundial de damas no estilo rápido (15 minutos), o jogador de São Caetano, Francisco Marcelo Araújo Oliveira, voltou a surpreender sexta em Kiev, na Ucrânia, e se tornou o mais novo campeão do mundo no estilo blitz, ou relâmpago, em que cada atleta tem apenas três minutos para concluir as jogadas.

O brasileiro venceu todos os seus adversários e chegou ao título com 100% de aproveitamento. O feito é inédito na história do Mundial, segundo Lélio Marcos Sarcedo, presidente da Federação Paulista de Jogo de Damas e treinador do atleta. Na trajetória do atleta até o título, Sarcedo destacou duas partidas: contra o tricampeão mundial Yuri Anikeev (Ucrânia), que na quinta-feira ficou com o título no estilo rápido e sexta foi bronze, e Vasily Prokopyev, da Rússia, que conquistou a medalha de prata.

“Vencer jogadores do Leste Europeu é um sonho. Estas partidas se tornaram as mais importantes até este momento em minha carreira damística”, afirmou Oliveira ao Diário logo após a conquista. “Ver o Francisco Marcelo no topo do pódio e ouvir o Hino Nacional é algo que nos toca. Compensou os meses de treinamento intensivo”, disse Sarcedo, lembrando que durante a preparação para o Mundial o jogador treinava de cinco a seis horas diariamente.

Após receber a medalha de ouro, o brasileiro agradeceu o apoio que recebe de São Caetano. “A cidade acreditou no meu talento e me convidou dois anos atrás para iniciar um trabalho de preparação para este Mundial. Sem esse apoio, eu não estaria aqui na Ucrânia levando o Brasil ao topo”.

Oliveira é natural de Fortaleza, Ceará, e começou a jogar damas há pouco mais de dois anos. Ele é bicampeão brasileiro júnior e faz parte da equipe de São Caetano desde 2000.

Oliveira já mostrou que tinha condições para ser campeão mundial durante o Campeonato Brasileiro de 2000, em Itatiba. O novato surpreendeu a todos e ficou com o título. Logo em sua primeira partida encantou Sarcedo, que imediatamente o convidou para fazer parte do time de São Caetano. Proposta que foi aceita pelo jogador.

No ano seguinte, em Araraquara, Oliveira conquistou o bi, desta vez com 100% de aproveitamento e garantiu a vaga para o Mundial. “Nunca tivemos um jogador do nível dele”, afirma Sarcedo.

Para o diretor de esportes e turismo de São Caetano, Valter Figueira Jr., o desempenho de Oliveira no Mundial é motivo de alegria não só para a cidade mas também para o Brasil. “Afinal é um título mundial”. Ele destaca também o fato do programa de damas e xadrez da cidade, supervisionado por Lélio Marcos Sarcedo, existir desde 1991. “É uma conquista que coroa de êxito as categorias menores. Antes do Mundial a equipe de damas sub-21 conquistou o ouro também nos Regionais e Abertos. ” Oliveira e Sarcedo retornam ao Brasil na terça-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;